Skip to main content


A deputada federal Lídice da Mata participou, nesta sexta-feira (29), de debate realizado pela Câmara da Mulher Empresária da Federação do Comércio. O evento, realizado em Salvador e coordenado pela empresária Rosema Maluf, que preside a Câmara, reuniu empreendedoras, políticas, servidoras públicas e comerciárias.

Em sua fala no Talk Show Mulheres no Espaço de Poder e Decisão, Lídice lembrou das dificuldades enfrentadas pelas mulheres em todos os setores para chegar à condição de líder e lembrou que embora elas sejam maioria na população e no eleitorado brasileiro, ainda são minoria nos cargos de liderança.  “Se tem poder, a mulher sempre tem sempre dificuldade de chegar. As mulheres são formadas desde criança em desenvolver diversas atividades ao mesmo tempo e isso vem exatamente da dificuldade imposta pela cultura machista e patriarcal que faz parte da sociedade, disse.

A deputada também lembrou da capacidade de integração como uma qualidade importante nas mulheres e ressaltou que as relações de trabalho, de relacionamentos e de tolerância são importantes ativos que fazem com que elas tenham cada vez mais espaço nas esferas de poder, neste período de transformação do século XXI.

“Não queremos o Poder para fazer igual. Queremos fazer diferente, inclusive na política, que é um terreno árido, dominado pelo universo masculino, mas isso está mudando, pois não vamos disputar com nós mesmas. Vamos conquistar cada vez mais espaços”, contou a deputada.

Lídice também destacou a importância das cotas de mulheres para ampliar a presença feminina nas casas legislativas e também nos governos. “Isso foi muito positivo e os números comprovam. Foi a primeira vez que crescemos a bancada de mulheres na Câmara em mais de 50% e isso permitiu que chegássemos a 77 parlamentares”, finalizou.  

Também participaram do evento a secretária de Políticas Pública para as Mulheres, Rogéria Santos, a empreendedora Itala Hart e a deputada estadual Fabíola Mansur, dentre outras empresárias e autoridades.

Leave a Reply