Notícias

Em sessão especial em homenagem ao Dia do professor na ALBA, Lídice da Mata reafirma apoio a classe e lamenta atuação do governo na educação do país

Publicada em 11/10/2019

Na manhã desta sexta-feira (11) a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) participou, no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em Salvador, da sessão especial em celebração ao Dia dos Professores (as). A homenagem foi uma proposta promovida pela deputada Fabíola Mansur (PSB).

Em sua fala durante a solenidade, Lídice lembrou da importância e da necessidade de respeitar e apoiar essa classe que tanto faz pelas crianças e jovens em todo país, além da sustentação da autonomia dos professores, da manutenção das matrizes curriculares, do fortalecimento das instituições de Ensino evitando cortes e questões orçamentárias, tendo em vista a atual situação em que o Brasil se encontra com o governo em vigência. “Vivemos um choque com o projeto de governo que temos hoje em nosso país. Com um Ministro de Educação que tem como centro, desqualificar a educação pública do Brasil. Que não se refere em nenhum momento a qualquer exemplo positivo da educação brasileira. Um governo de cortes e retrocessos”, e deu continuidade lembrando da importância e do fundamental papel que a educação tem para o desenvolvimento da ciência e tecnologia fazendo assim, uma sociedade mais justa e democrática. “O dia do professor e da professora, tanto o público como o privado merecem toda a nossa admiração e respeito. Privado que se submete, inclusive, a condições bastante rígidas de exploração de sua fonte de trabalho, e nós, temos que saudá-los também! Mas os professores públicos em especial, porque nós desejamos uma educação pública de qualidade e oportunidades, uma educação igualitária como os grandes países do mundo desenvolvido, possuem, uma educação pública gratuita e de referência”, disse.

A deputada lembrou também, dos desafios e conquistas que encontrou enquanto prefeita de Salvador. “Quero reafirmar nosso compromisso com essa causa, o compromisso que, à frente da Prefeitura de Salvador, busquei junto à APLB, onde criamos o estatuto do professor, o plano de cargos e salários dos professores, além de implementar a primeira escola municipal com acesso a internet do Brasil”, completou a deputada federal Lídice da Mata.

A deputada estadual Fabíola Mansur, que é presidente da comissão de educação da ALBA, falou da importância da luta pelos direitos dos professores. “Esta casa tem a honra de homenagear esses, que são exemplo de dedicação e respeito com toda a sociedade. Professores que lutam por um ensino básico, médio e superior de excelência para as crianças e jovens do nosso país”.

Tags

: >

Multimídia

Confira aqui alguns vídeos, entrevistas e fotos que mostram o trabalho de Lídice da Mata e acompanhe seus passos.

Acessar Multimídia

Receba informativos por e-mail

Câmara dos Deputados – Praça dos Três Poderes

(61) 3215-5913 / 3215-3913 / 3215-1913 / 3215-2913 (fax)

Anexo IV - 9° andar, Gabinete 913
CEP 70160-900 - Brasília - DF

Escritório de Apoio Parlamentar

(71) 3036-4063 e 3240-3326

lidice@lidice.com.br

Rua Jacobina, 64. Salas 101/102, Edf.Empresarial Rio Vermelho
CEP 41940-160 Salvador - BA

Acompanhe nas redes sociais