Skip to main content

III Seminário Pensar a Bahia Sustentável

 

Educação será o eixo central do programa de governo do PSB- Rede Sustentabilidade na Bahia. O tema foi exaustivamente discutido durante todo o dia, nesta sexta-feira, dentro do III Seminário Pensar a Bahia Sustentável realizado pelo PSB em parceria com o Instituto Pensar, no Colégio 2 de Julho, em Salvador. Estruturado em quatro blocos temáticos, especialistas na área da educação, gestores, professores de escolas públicas e privadas, militantes e lideranças dos partidos debateram soluções inovadoras para o setor no Estado.

No primeiro painel, “Educação em Tempo Integral: da Creche ao Ensino Fundamental”, a mestre em educação pela Universidade Federal da Bahia, Zezé Rocha, reforçou que o Plano Nacional da Primeira Infância e o Plano Nacional da Educação (PNE) são referências para a construção de qualquer plano de governo.  Na visão de Cybele Amado, diretora executiva do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP), Organização Não-Governamental com sede no município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, o poder público deve compartilhar o protagonismo das ações voltadas para a educação com toda a sociedade.

No segundo painel, “Educação em Tempo Integral: Profissional e Ensino Médio”  foram discutidos os pontos positivos e os entraves da implantação dos Programas Escola Aberta e Mais Educação, ambos do Governo Federal, nas escolas da baianas. Favorável aos programas, o professor Sérgio Silva, explicou que abrindo as escolas nos fins de semana e ofertando aquela localidade cursos profissionalizantes reduz-se o risco de vulnerabilidade social nas comunidades com altos índices de violência.  

No terceiro painel, “Educação para Diversidade e seus Desafios”, os especialistas criticaram o atual modelo de programa de ensino, que não tem projetos voltados para a educação especial, ensino e diversidade. “A diversidade é fundamental para uma revolução na educação e nas relações sociais”, defendeu Cláudia Rocha, professora da Universidade Estadual da Bahia.

O quarto é último painel, “Gestão e Orçamento”, que contou com a participação da senadora Lídice da Mata, debateu a importância da padronização tecnológica e dos sistemas de informações na Rede Estadual de Ensino. Lídice recordou as ações de modernização do sistema educacional municipal realizadas em sua gestão à frente da prefeitura de Salvador e citou que “fomos a primeira cidade do Brasil a disponibilizar internet para os estudantes da rede pública de ensino”, disse, referindo-se ao projeto implantado na escola da comunidade do Marotinho, em 1995.

III Seminário Pensar a Bahia Sustentável - Educação

O encontro  será encerrado às 19h  com  a professora Iracy Picanço, membro do Conselho Estadual de Educação, abordando  o tema  “Revolução na Educação para Transformação Social da Bahia”. O seminário conta coma as  presenças da senadora Lídice da Mata, da ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça, Eliana Calmon, do prefeito de Andaraí Wilson Cardoso, Eduardo Vasconcelos, ex-prefeito de Brumado e de Alan Lacerda, prefeito de Licínio de Almeida, município do sudoeste do Estado que obteve a maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), do Ministério da Educação.

 

Leave a Reply

XFLUpdate