Skip to main content

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) defendeu em Plenário, nesta quarta-feira (7/11), uma atuação específica, por parte do Estado, que possibilite o desenvolvimento sustentável do Nordeste. A senadora afirmou que a região precisa passar por mudanças estruturais para que sua economia alcance um dinamismo próprio, que conduza a importantes mudanças no perfil distributivo regional. “Para que se possa ter uma dinâmica de desenvolvimento para o Nordeste, é preciso que o Estado tenha uma atuação voltada para a questão regional, numa reversão do que ocorreu nos anos de 1990”, disse.

Na avaliação de Lídice da Mata, tais mudanças estruturais precisam impactar o mercado de trabalho na região, levando ao aumento da oferta de emprego, sobretudo, nas atividades agroindustriais e da agricultura familiar.

Para que tal objetivo seja atingindo, assinalou , será necessária a instalação de novas universidades e de pólos de tecnologia na região, bem como a ampliação de investimentos em infraestrutura de transporte e energia e instalação de empresas que produzam matérias-primas importantes para o desenvolvimento industrial.

Em seu pronunciamento, Lídice da Mata comemorou a abertura, nesta terça-feira (6/11), em Salvador, da 1ª Conferência Macroregional que tem por objetivo debater e definir os princípios que irão nortear a reformulação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional.

Comissão da Verdade – Em seu pronunciamento, Lídice da Mata também saudou a Comissão Nacional da Verdade por ter decidido investigar, em primeiro lugar, a morte do educador Anísio Teixeira.

Agência Senado

Leave a Reply