Skip to main content

Relatora da CPI do Tráfico Nacional e Internacional de Pessoas no Brasil, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) relatou visita que fez aos Estados Unidos com o objetivo de conhecer mecanismos e a legislação de enfrentamento ao tráfico de pessoas. Acompanhada da presidente da CPI, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Lídice da Mata visitou Nova York e Washington na semana passada.

A senadora informou que além de encontros com autoridades que atuam na prevenção e na repressão ao tráfico de pessoas, também tiveram contato com as organizações não governamentais americanas que atuam nessa área.

Lídice da Mata disse que a visita reforçou sua convicção de sugerir em seu relatório final da CPI que o Brasil adote legislação nova e específica para enfrentar o tráfico de pessoas. A legislação precisa, em sua opinião, tratar da proteção às vítimas desses crimes, em sua maioria mulheres jovens e adolescentes traficadas para serem exploradas sexualmente ou pessoas que serão submetidas a trabalhos forçados ou semiescravo.

– O destaque da nossa viagem foi conhecer a rede de proteção ao tráfico de pessoas e à violência doméstica, de proteção à mulher e à criança que sofrem violência. Há realmente uma política avançada de proteção nos Estados Unidos que é praticada pelas organizações não governamentais, financiadas pelo governo – federal, estadual ou municipal –, que, em parceria, financiam programas de acolhimento para garantir proteção a essa população – relatou a senadora.

Fonte: Agência Senado

Leave a Reply