“Eles contaram a historia da Bahia e fazem parte dela”. Assim a senadora Lídice da Mata definiu a homenagem prestada pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia nesta sexta, 13, aos historiadores Cid Teixeira Gomes e Luís Henrique Tavares Dias.
Ambos foram condecorados com a Comenda 2 de Julho por iniciativa do deputado Zé Raimundo Fontes (PT) e com a aprovação unânime de seus pares. A comenda representa o maior reconhecimento do legislativo baiano a personalidades que se destacam pela atuação política, cultural, acadêmica e nas diversas áreas.
“São dois mestres exemplares e dois homens públicos, à medida que cada um contribuiu à sua maneira, Luiz Henrique Dias Tavares nos 10 anos à frente do Arquivo Público da Bahia e o nosso querido professor Cid Teixeira à frente da Fundação Gregório de Matos no período da minha gestão na prefeitura”, destacou Lídice, segundo a qual ambos foram igualmente decisivos para o reconhecimento do dia 2 de Julho como data nacional e do hino ao 2 de Julho como hino oficial da Bahia.
Além de Lídice e dos homenageados, a mesa foi composta pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo, do deputado Zé Raimundo, da reitora da Ufba, Dora Leal, do ex-governador Roberto Santos e do deputado federal Amaury Teixeira. A Sessão reuniu acadêmicos, literatos, intelectuais, alunos e colegas dos homenageados e foi aberta com a execução do Hino Nacional pela OBA DX Orquestra de Berimbau.
Assessoria de Imprensa
13/12/2013