Skip to main content

Usina_Hidreletrica_de_Sobradinho-BA

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado aprovou na quarta-feira (27/5) o pedido dos senadores Lídice da Mata (PSB-BA) e Walter Pinheiro (PT-BA) para que seja realizada audiência sobre indenizações para milhares de famílias desapropriadas durante a construção da barragem de Sobradinho (entre 1971 e 1978), na Bahia, pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

As desapropriações ocorreram em 1976 e provocaram o desalojamento de cerca de 12 mil famílias, num total de 72 mil pessoas. Deste universo, 8.619 famílias da zona rural, “miseráveis expulsos de suas terras de forma violenta pelo regime militar”, de acordo com os senadores. “Foi a maior migração forçada depois da II Guerra”, lembram os senadores.

Para a audiência serão convidados representantes da Advocacia Geral da União (AGU), Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia (FETAG-BA), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) e da Associação dos Moradores dos Povoados Atingidos pela Barragem de Sobradinho (AMOPOABS).  “Parte daquela população ainda vaga até hoje miserável e os danos ambientais foram estruturais. A flora da área ribeirinha desapareceu”, lembram Pinheiro e Lídice. O pedido de audiência também foi assinado pelo senador Donizete Nogueira (PT-TO). A data ainda será definida.

Assessoria de Imprensa, com Agência Senado (27/05/2015)