Skip to main content

Os poemas e textos da poeta, jornalista e escritora Myriam Fraga (1937-2016), que começaram a ser publicados em jornais e revistas ainda na década de 1950, serão retratados em um livro que será produzido com a colaboração dos técnicos da Fundação Casa de Jorge Amado. A informação foi confirmada pela diretora executiva da instituição e filha de Myriam, Angela Fraga.

Os recursos de R$ 100 mil, disponibilizados por meio de emenda parlamentar da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), vão viabilizar a pesquisa em torno do acervo da escritora, que dirigiu a Fundação Casa de Jorge Amado durante 30 anos. Todo o material está sendo catalogado e organizado.

Angela Fraga agradeceu o apoio da senadora e falou sobre as dificuldades do setor cultural em obter financiamentos, em especial a literatura. “Foi fundamental a senadora disponibilizar recursos para a literatura, que não é uma linha cultural de grande apelo mercadológico para atrair patrocínios da iniciativa privada. Uma emenda parlamentar é algo muito importante para a cultura e para nós, particularmente, que somos uma instituição sem fins lucrativos. Se conseguirmos sensibilizar mais deputados e senadores, será muito importante para a nossa causa”, disse.

Sobre Myriam – Jornalista, poeta e escritora, foi integrante da Academia de Letras da Bahia e teve seu primeiro livro, o Marinhas, publicado em 1964, pela Edições Macunaima. Também foi colunista do Jornal A TARDE por 20 anos e, em 2008, publicou o livro Poesia Reunida, editado pela Assembleia Legislativa do Estado.
Entre 1986 e 2016, dirigiu a Fundação Casa de Jorge Amado.

 

Assista entrevista de Angela Fraga, diretora executiva da Fundação Casa de Jorge Amado

Leave a Reply