Skip to main content
Rio Vaza Barris (foto aérea de Marco Vieira, em Totinho.aracaju blogspot.com.br)

Rio Vaza Barris (foto aérea de Marco Vieira, em Totinho.aracaju blogspot.com.br)

Tramita na Câmara dos Deputados proposta que inclui a Bacia do Rio Vaza-Barris, no Nordeste, na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A medida está prevista no Projeto de Lei 5423/2013, de autoria da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), que altera a lei que criou a Codevasf (Lei 6.088/74). A legislação atual estabelece que a Codevasf tem atuação apenas nos vales dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim, e nos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Piauí, Maranhão e Ceará, além do Distrito Federal.

 

Rio Vaza-Barris – O rio Vaza-Barris banha os estados da Bahia e de Sergipe. Sua nascente localiza-se no sopé da Serra dos Macacos, no sertão da Bahia, próximo ao município de Uauá. É um rio perene, com cerca de 450 quilômetros de comprimento que atravessa a Bahia, onde nasce, passando por Sergipe e desaguando no litoral sergipano.

 

Para a senadora Lídice da Mata, a inclusão da Bacia do Rio Vaza-Barris na área de atuação da Codevasf, que já expandiu sua atuação ao Ceará, Maranhão e Piauí – em alterações feitas à lei em 2000 e 2009 –, “contribuirá para o desenvolvimento de uma área prioritária e para a criação de distritos agroindustriais na região”. Os vales dos rios Itapecuru e Mearim foram incluídos em 2010.

 

Segundo a senadora, a proposta vai beneficiar um milhão de pessoas em dois estados, tendo em vista que o Vaza-Barris nasce na Bahia, mas também banha Sergipe. “São 150 mil sergipanos que vivem em 14 municípios inseridos total ou parcialmente na Bacia do Vaza-Barris, enquanto na Bahia são 300 mil habitantes vizinhos à bacia hidrográfica, que ocupa região com os mais baixos índices pluviométricos e a mais elevada incerteza climática”, destacou a senadora.

 

Tramitação – O projeto, que tramita em caráter conclusivo e em regime de prioridade, será analisado pelas comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Confira a íntegra da proposta: PL-5423/2013

 

Fonte: Agência Câmara

Leave a Reply

XFLUpdate