Skip to main content

canudos1Reza a sabedoria popular que melhor que entregar o peixe é ajudar a pescar. É com esse espírito que o Projeto Canudos – Estudos para o Desenvolvimento Sustentável – entrega nesta sexta-feira (14/3) 250 tanques-rede à Colônia de Pescadores Z-45, além de equipamentos de fotografia, computadores, câmeras de vídeo e ilhas de edição para a inauguração do Núcleo Audiovisual do município de Canudos, na Bahia. Os recursos para ambos os programas de geração de emprego e renda são oriundos de emendas parlamentares da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), que aproveitará a ocasião para lançar a publicação “ConVivendo com o Semiárido”.

 

A cerimônia de entrega dos equipamentos será realizada a partir das 9 horas, no Mirante do Conselheiro, com a presença do reitor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), José Bites de Carvalho; do diretor regional do Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (DNOCS) na Bahia, Josafá Marinho; do prefeito Genário Rabelo; e do coordenador do projeto Canudos, professor Luiz Paulo Neiva.
O primeiro núcleo de capacitação de jovens em técnicas de captação e edição audiovisual será fornecido pelo Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia (Irdeb) e servirá como piloto para a implantação de um curso de Comunicação da Uneb em Canudos. “A ideia do Núcleo de Audiovisual em Canudos é aproveitar um dos lugares mais visitados por jornalistas, historiadores e cinegrafistas do Brasil para capacitar a juventude local a produzir vídeo-documentários a partir de sua própria perspectiva”, explica Luiz Paulo Neiva. “Além de contribuir para a memória histórica de Canudos e problematizar a questão do semiárido, o núcleo audiovisual é também um programa de geração de emprego e renda, assim como o dos tanques-rede, de importância fundamental para o aumento da produção do pescado, dificultando a pesca predatória no açude Cocorobó”, complementa.

 

ConVivendo com o Semiárido – A publicação “ConVivendo com o Semiárido” apresenta um panorama do que a senadora Lídice da Mata tem proposto, defendido e articulado para a região do semiárido brasileiro, voltada, principalmente, para gestores e demais interessados na questão da convivência com a seca no semiárido, estudiosos e leitores em geral. Na obra, a parlamentar faz uma análise dos principais impactos causados pela seca que atinge a região desde o século XVI até os dias atuais. Trata-se de uma obra que também pretende oferecer aos leitores a oportunidade de conhecer as principais ações com que os diversos governos, desde o Império até a República, têm tratado esta problemática.

 

Leia também: Canudos terá sua própria produção cinematográfica

 

Assessoria de Imprensa (13/03/2014)

Leave a Reply

XFLUpdate