Skip to main content

Um grupo formado por deputados de diversos partidos foi recebido, nesta quinta-feira (15), pelo presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM) para discussão da crise no setor audiovisual. Além dos parlamentares Lídice da Mata (PSB-BA), Tadeu Alencar (PSB-BA), Marcelo Callero (Cidadania-RJ), Tulio Gadelha (PDT-RJ), Pedro Paulo (DEM-RJ), Daniel Trzeciak (PSDB-RS), Eduardo Barbosa (PSDB-MG), também estiveram presentes os representantes do setor: Leonardo Edde (presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Audiovisual – Sicav) e Simone Mendonça (presidente do Siaesp – Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo).

Os deputados, que integram a Frente Parlamentar em Defesa da Economia Criativa, definiram como pleito central do encontro colocar na ordem do dia da Câmara Federal diversos projetos voltados para apoiar a indústria cinematográfica e audiovisual do Brasil. Lídice da Mata ressaltou a importância do setor na Economia Criativa para a geração de empregos no Brasil, bem como uma alternativa para o desenvolvimento econômico do Nordeste.

Rodrigo Maia garantiu que vai avaliar e organizar os itens para conversar nas reuniões de líderes. O presidente da Câmara disse que reconhece a importância do setor e assegurou que pretende contribuir para construir uma pauta voltada para o cinema do Brasil.

Dados da Ancine de 2017 apontam que , naquele ano, o país bateu o recorde de títulos brasileiros lançados nas salas de cinema – foram 160 longas-metragens (sendo 91 longas de ficção, 62 documentários e 7 animações). Esses títulos venderam mais de 17 milhões de ingressos, o que representou uma participação de público de 9,6%.

Leave a Reply