Skip to main content

Lídice da Mata presidirá a Frente na Bahia

O PSB esteve à frente de dois importantes eventos inteiramente voltados para a valorização da cultura brasileira, tão atacada e menosprezada pelo atual governo. Nesta quarta-feira (16/10), o Plenário da Câmara foi palco de duas cerimônias que reafirmaram a incansável luta socialista em defesa da indústria cultural do País. A pedido do líder da legenda na Casa, deputado Tadeu Alencar (PE), a artista Fernanda Montenegro foi homenageada, em sessão solene, pelos seus 90 anos e pelo trabalho realizado em prol da arte nacional. Na mesma ocasião, foi oficialmente lançada a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Cinema e do Audiovisual Brasileiros, grupo suprapartidário presidido pelo deputado Tadeu e formado por mais de 270 parlamentares, entre eles, os membros da bancada do PSB. Ao final da solenidade, o líder do PSB anunciou alguns dos parlamentares que irão presidir a Frente em seus estados. A deputada federal Lídice da Mata assume a presidência da Frente na Bahia.

Da mesa de honra da sessão solene, participaram, além do líder do PSB, Gabriel Mascaro, ator e cineasta; Laís Bondanzky, cineasta e diretora da Spcine – Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo; Luiz Carlos Barreto, cineasta; Gilberto Freyre Neto, do Fórum dos Secretários de Cultura; Renato Barbieri, cineasta e diretor da CONNE – Connexão Audiovisual Centro Oeste, Norte, Nordeste; e Marco Altberg, coordenador da BRAVI – Brasil Audiovisual Independente.

Em missão oficial em Madri pela Comissão em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, que preside, Lídice não pôde estar presente à sessão solene, mas enviou mensagem lida pelo líder do PSB em plenário. A parlamentar, atuante na defesa da cultura brasileira, afirmou que a Frente tem a missão de defender, apoiar, incentivar e propor iniciativas que valorizem a arte nacional. “Temos o desafio de impedir retrocessos na iniciativa de apoio à produção cultural brasileira e o desmonte deste importante setor do cinema e do audiovisual em nosso País”, acrescentou.

Para Tadeu, além de reverenciar a história da artista, a cerimônia representa um tributo a todos os brasileiros que resistem ao desmonte de políticas públicas na área da cultura e também em outras áreas. O socialista afirmou ser um dever, em tempos de retrocesso civilizatório como os que vivenciamos, reverenciar aqueles que, com sua arte, elevam o sentimento de identidade de um povo, que não pode desconhecer o mais desafiador dos seus problemas que é a desigualdade. “Por isso que, na história, os regimes autoritários sempre investem contra os intelectuais, contra os artistas, contra a cultura, pois neles reside a seiva que permite resistir à força do obscurantismo com o vigor do sentimento popular”, ressaltou.  

Em mensagem enviada, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, destacou ser esta uma justa homenagem da Casa à Fernanda Montenegro pela sua enorme contribuição, não só para o teatro, mas para a autoestima nacional. “Ela é a prova viva de que, por maiores que sejam os desafios enfrentados pelo Pais, é possível termos esperança. É, sem dúvida, um farol que ilumina caminhos e aponta oportunidades. Um exemplo de que é possível brilhar nessa profissão, apesar das dificuldades.” Maia lembrou ainda que, em 2002, Fernanda Montenegro recebeu a Medalha do Mérito Legislativo por seus relevantes serviços prestados ao Brasil.

Líder da Oposição, o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) chamou de indispensável a homenagem a Fernanda Montenegro. “Fico honrado de participar da celebração dessa grande mulher. Uma grande cidadã, comprometida com os destinos do Brasil, que fez da sua arte um serviço ao seu povo. Acredito que não tem melhor homenagem a ela que, nessa mesma sessão solene, lançarmos a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Cinema e do Audiovisual Brasileiros”. Para Molon, a Câmara tem que ser a Casa da cultura brasileira. “Aqui não será lugar da censura e do desprezo à cultura. Será a Casa da defesa, da liberdade de expressão, riqueza cultural e da identidade do nosso País”.

Frente Parlamentar –Carinhosamente chamada de “Frente Bacurau”, em alusão ao filme brasileiro premiado pelo júri no Festival de Cannes deste ano, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Cinema e do Audiovisual Brasileiros promete trabalhar para fortalecer a cadeia da economia criativa. Idealizador do colegiado, o líder do PSB na Câmara, Tadeu Alencar (PE), destacou que o grupo, articuladamente a outras iniciativas da Casa, será de fundamental importância para o desenvolvimento do setor. “Estaremos vigilantes e convoco a todos para dar vida a nossa Frente.”

A regulamentação do VOD – tecnologia que permite a disponibilidade de conteúdo para ser acessado a hora que o espectador quiser – foi destacada como grande desafio a ser enfrentado pelo colegiado. O cineasta e diretor da Conexão Audiovisual do Centro-Oeste, Norte e Nordeste (Conne), Renato Barbieri, disse ser essencial que a regulamentação inclua a oportunidade de que, na esteira dos conteúdos, seja disponibilizado o produto brasileiro. “É por meio do nosso audiovisual que o povo brasileiro pode criar sua identidade”, argumentou.

Os desmandos do governo federal para com o setor de cinema e audiovisual, como cortes de recursos já aprovados para produções cinematográficas – com censura a filme de temática LGBTS – e a exclusão de cineastas brasileiros da nova composição do Conselho Superior do Cinema foram duramente criticados durante a cerimônia. 

O setor injeta mais de R$ 25 bilhões diretos por ano na economia e é formado por mais de 13 mil empresas. Só de bilheteria, os filmes nacionais movimentaram cerca de R$ 300 milhões em 2018. A indústria cinematográfica ajuda a impulsionar a economia criativa como um todo, com mais de 300 mil empregos diretos e indiretos que vão desde atores, figurinistas, produtores e diretores, até profissionais de bilheterias, vendedores de lanches e pequenos comércios nos locais onde são realizadas as gravações.

Os deputados socialistas Camilo Capiberibe (AP), Danilo Cabral (PE), Elias Vaz (GO), Gervásio Maia (PB), João Campos (PE), Rodrigo Agostinho (SP) e Vilson da Fetaemg (MG) também prestigiaram a cerimônia.

Com informações da liderança do PSB na Câmara.

Confira vídeo da TV Câmara com a íntegra da solenidade.

Leave a Reply