Skip to main content
Foto: Sérgio Francês, liderança do PSB na Câmara
A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) recepcionou, na tarde de terça-feira (16/9), uma comitiva de parlamentares da República Popular da China, que esteve em visita ao Parlamento brasileiro. A socialista é vice-presidente do grupo parlamentar Brasil-China na Câmara dos Deputados. Os dois países possuem relação bilateral e de cooperação há 45 anos, sendo a China atualmente a maior parceira comercial do Brasil.

Lídice afirmou que o Congresso brasileiro reconhece a importância de manter esta parceria que conta com a exportação de alimentos brasileiros para a China, como a proteína animal. “Nos orgulhamos de participar da alimentação do povo chinês e desejamos investimentos também em infra-estrutura, inovação e nas áreas de economia criativa”, disse.

A parlamentar ressaltou, ainda, que a relação entre as duas nações não é apenas econômica, mas baseada na troca de experiências com um país de mais de cinco mil anos de civilização. “Temos muito a aprender com a cultura, medicina, força e resiliência dos chineses”, acrescentou.

O deputado Bira do Pindaré (PSB-MA) afirmou que é fundamental fortalecer os laços e a relação estratégica entre os dois países para acriação de uma nova ordem mundial que possibilite o crescimento equilibrado de todos os territórios. O socialista convidou a comitiva a conhecer o Maranhão que, segundo ele, é grande parceiro da China na exportação de minérios e grãos.

Durante o encontro, foram debatidos temas como o intercâmbio entre os órgãos legislativos de Brasil e China; perspectivas de cooperação; exposição da parte chinesa sobre a Iniciativa Cinturão e Rota; e, da parte brasileira, oportunidades nas áreas de infraestrutura – como o Programa de Parcerias de Investimento (PPI) -, energia e agronegócio.

A delegação parlamentar chinesa é chefiada pelo vice-presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional da China (APNC), Cai Dafeng, que discursou sobre as relações positivas de intercâmbio estreito entre Brasil e China. “Vamos promover a colaboração pragmática. A APNC tem muita atenção à relação com o Brasil. A fala dos deputados presentes nos mostra a importância deste laço”, disse. A comitiva oficial do Parlamento chinês foi integrada pelo vice-presidente da Comissão de Constituição e Legislação da APNC, Jiang Bixin; pelo membro do Comitê Permanente e vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores da APNC, Lu Peijun; e pelo membro do Comitê Permanente e vice-presidente da Comissão de Agricultura e Aldeias da APNC, Wang Chaoying.

Após a reunião, Lídice e os demais parlamentares presentes levaram a comitiva para conhecer o Plenário da Câmara dos Deputados. Confira
 
Leia também: Na Câmara, deputada Lídice da Mata recebe comitiva parlamentar da China
Portal da Liderança do PSB na Câmara

Leave a Reply