{"id":6658,"date":"2018-02-02T10:00:09","date_gmt":"2018-02-02T13:00:09","guid":{"rendered":"http:\/\/lidice.com.br\/?p=6658"},"modified":"2018-02-02T10:00:21","modified_gmt":"2018-02-02T13:00:21","slug":"projeto-incentiva-compra-de-carro-eletrico-por-taxista-e-pessoa-com-deficiencia","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/lidice.com.br\/noticias\/projeto-incentiva-compra-de-carro-eletrico-por-taxista-e-pessoa-com-deficiencia\/","title":{"rendered":"Projeto incentiva compra de carro el\u00e9trico por taxista e pessoa com defici\u00eancia"},"content":{"rendered":"
<\/a><\/p>\n Projeto em tramita\u00e7\u00e3o na\u00a0Comiss\u00e3o de Assuntos Econ\u00f4micos (CAE) do Senado Federal isenta\u00a0do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) autom\u00f3veis el\u00e9tricos, nacionais ou importados, vendidos a taxistas ou a pessoas com defici\u00eancia. O projeto tamb\u00e9m isenta o financiamento desses carros do Imposto sobe Opera\u00e7\u00f5es\u00a0 Financeiras.\u00a0O projeto\u00a0(PLS\u00a0780\/2015<\/a>) \u00e9 de autoria do senador Jorge Viana (PT-AC) e tem relatoria da senadora L\u00eddice da Mata (PSB-BA);<\/p>\n <\/p>\n O senador Jorge Viana\u00a0lembra que taxistas e pessoas com defici\u00eancia j\u00e1 t\u00eam incentivos na aquisi\u00e7\u00e3o de ve\u00edculos. Mas o projeto amplia o benef\u00edcio para a compra de carros el\u00e9tricos e tamb\u00e9m para a venda de ve\u00edculos h\u00edbridos, que combinam motor de combust\u00e3o interna com motor el\u00e9trico.\u00a0 Ele tamb\u00e9m observa que preocupa\u00e7\u00f5es com o meio ambiente e com a volatilidade do pre\u00e7o do petr\u00f3leo levaram o setor automotivo a buscar novas fontes energ\u00e9ticas para a propuls\u00e3o dos ve\u00edculos. Foi nesse contexto que avan\u00e7aram as pesquisas na fabrica\u00e7\u00e3o de carros el\u00e9tricos, mas o custo dos ve\u00edculos, observa, ainda \u00e9 muito alto em rela\u00e7\u00e3o a carros com motor a combust\u00e3o. \u201cFaltam incentivos para impulsionar a aquisi\u00e7\u00e3o e a fabrica\u00e7\u00e3o desses ve\u00edculos no Brasil\u201d, argumenta Jorge Viana.\u00a0A concess\u00e3o de isen\u00e7\u00f5es a taxistas, na vis\u00e3o do autor, \u00e9 uma forma de divulgar o uso de carros el\u00e9tricos e h\u00edbridos a toda a popula\u00e7\u00e3o. E o benef\u00edcio \u00e0s pessoas com defici\u00eancia, diz ele, amplia a inser\u00e7\u00e3o desses ve\u00edculos no mercado.<\/p>\n <\/p>\n No relat\u00f3rio que vai \u00e0 vota\u00e7\u00e3o na CAE, a senadora L\u00eddice da Mata (PSB-BA) enumera vantagens do motor el\u00e9trico em rela\u00e7\u00e3o ao motor a combust\u00e3o e cita trecho do texto j\u00e1 aprovado na Comiss\u00e3o de Meio Ambiente (CMA) segundo o qual o carro movido a bateria n\u00e3o polui, \u00e9 mais eficiente e silencioso e tem baixo custo de manuten\u00e7\u00e3o.\u00a0O projeto tramita na CAE em decis\u00e3o terminativa. Se for aprovado e n\u00e3o houver requerimento para vota\u00e7\u00e3o em Plen\u00e1rio, ser\u00e1 encaminhado \u00e0 C\u00e2mara dos Deputados.<\/p>\n <\/p>\n