(*)\nL\u00eddice da Mata<\/em><\/p>\n\n\n\nRecentes ataques sofridos por refinarias da Ar\u00e1bia\nSaudita causaram impacto na eleva\u00e7\u00e3o do pre\u00e7o do barril de petr\u00f3leo. Alguns analistas\ne a pr\u00f3pria Petrobras exaltaram a atual estrat\u00e9gia da companhia de concentrar\ninvestimentos somente no Pr\u00e9-Sal. Outros avaliaram poss\u00edveis impactos sobre os\npre\u00e7os da gasolina e diesel no Brasil, uma vez que o prov\u00e1vel seria a Petrobras\nelevar os pre\u00e7os para evitar preju\u00edzos no refino e distribui\u00e7\u00e3o. Os analistas, por\u00e9m,\nomitem a capacidade que tem a Petrobras, enquanto empresa p\u00fablica, de amenizar\nposs\u00edveis impactos prejudiciais \u00e0 sociedade brasileira. <\/p>\n\n\n\n
Se a Petrobras e suas refinarias fossem privadas, o\nque aconteceria? Os pre\u00e7os da gasolina e diesel teriam disparado no Pa\u00eds, acompanhando\na cota\u00e7\u00e3o do barril internacional. Somente em um dia, os pre\u00e7os internacionais\ndo petr\u00f3leo subiram quase 20%. Qualquer empresa privada teria aproveitado o cen\u00e1rio\npara elevar os pre\u00e7os nessa propor\u00e7\u00e3o. Todavia, a Petrobras segurou o ajuste\npor entender que se tratava de reflexo da incerteza sobre o futuro da produ\u00e7\u00e3o\n\u00e1rabe. Como resultado, o pre\u00e7o do diesel subiu 4,2% e o da gasolina 3,5%, bem\nabaixo da disparada do pre\u00e7o internacional.<\/p>\n\n\n\n
\u00c9 importante lembrar que, no caso de empresa\nprivada sem produ\u00e7\u00e3o pr\u00f3pria de petr\u00f3leo, a capacidade de resistir ao aumento\ndos pre\u00e7os internacionais \u00e9 muito menor. Nesse tipo de refinaria, o custo da\nmat\u00e9ria-prima equivale aos pre\u00e7os de aquisi\u00e7\u00e3o internacional, enquanto na\nPetrobras esse custo se refere \u00e0s despesas associadas \u00e0 extra\u00e7\u00e3o do petr\u00f3leo. <\/p>\n\n\n\n
Segundo o Instituto de Pesquisa do Setor de\nPetr\u00f3leo (Ineep), a diferen\u00e7a entre o custo internacional e o de extra\u00e7\u00e3o da\nPetrobras, em 2019, oscilou entre R$ 20 e R$ 30 por barril. Al\u00e9m de mais barato,\no custo da Petrobras n\u00e3o sofre esse tipo de oscila\u00e7\u00e3o do mercado internacional.\nSe a Refinaria Landulpho Alves (RLAM) fosse privada, os donos comprariam o\npetr\u00f3leo a pre\u00e7os internacionais e, obrigatoriamente, teriam de repass\u00e1-lo ao\nconsumidor para n\u00e3o sofrerem preju\u00edzo. Tomando o caso \u00e1rabe, seria muito\nprov\u00e1vel que o pre\u00e7o da gasolina e o diesel aumentassem em torno de 20%.<\/p>\n\n\n\n
Outro aspecto que poucos analistas comentam est\u00e1\nnum poss\u00edvel impacto para a arrecada\u00e7\u00e3o fiscal municipal. A legisla\u00e7\u00e3o\nbrasileira garante que munic\u00edpios com instala\u00e7\u00f5es log\u00edsticas tenham direito a\numa parcela dos royalties<\/em> do petr\u00f3leo\nproduzido no Brasil. Caso a RLAM seja privatizada e a nova empresa opte por\nadquirir petr\u00f3leo estrangeiro, esses munic\u00edpios deixar\u00e3o de receber os royalties<\/em>, j\u00e1 que as taxas pagas no\npetr\u00f3leo estrangeiro ficam no pa\u00eds de origem.<\/p>\n\n\n\nEm resumo, a privatiza\u00e7\u00e3o representar\u00e1 incerteza de\npre\u00e7os ao consumidor e queda na arrecada\u00e7\u00e3o para alguns munic\u00edpios. Isso n\u00e3o interessa\n\u00e0 sociedade baiana!<\/p>\n\n\n\n
L\u00eddice\nda Mata, deputada federal pelo PSB-BA<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"(*) L\u00eddice da Mata Recentes ataques sofridos por refinarias da Ar\u00e1bia Saudita causaram impacto na eleva\u00e7\u00e3o do pre\u00e7o do barril de petr\u00f3leo. Alguns analistas e a pr\u00f3pria Petrobras exaltaram a…<\/p>\n","protected":false},"author":5,"featured_media":7793,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[23,432,47,35],"yoast_head":"\n
Os riscos da privatiza\u00e7\u00e3o da Petrobras (Parte 1) - L\u00eddice<\/title>\n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n\t \n\t \n\t \n \n \n \n \n \n\t \n\t \n\t \n