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IMG_2891a“Muito importante este evento por garantir a presença de um grande número de operadores nacionais e internacionais, a participação de jornalistas especializados do Brasil e do Exterior. Era isso é o que faltava ao turismo baiano”.
Assim a senadora definiu o Salão de Turismo da Bahia, cuja segunda edição foi aberta nesta quarta-feira, 10, e ficará aberto ao público até o domingo, 14, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.  A inauguração contou com as presenças o ministro do Turismo, Gastão Vieira, com o Governador Jaques Wagner e com o secretário estadual de turismo e presidente da Bahiatursa, Domingos Leonelli, o prefeito de Salvador, ACM Neto e o colega de bancada socialista no Senado, Antônio Valadares.
Além deles, o salão reúne também secretários do turismo dos nove estados nordestinos e de cidades do interior do estado, agências de viagem, companhias aéreas, cerca de 300 operadores de turismo do Brasil e de 27 países da Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia e prefeitos de todo o Estado, como Capitão Joelson, de Saubara, João Hipólito, de Abaíra, e Ivan Cedraz, de Piritiba.
“Nós do PSB colaboramos com o governador Jaques Wagner na construção desse projeto da Bahia de Todos dando uma esta modesta contribuição no turismo, mas com a perseverança para oferecer além dos destinos já existentes, novos destinos qualificados, novos produtos como o enoturismo, o São João, o turismo religioso, o turismo rural e, com os investimentos do Prodetur na Baía de Todos os Santos, o turismo náutico se fortalece imensamente”, destacou Lídice, que integra a comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado e, como deputada federal, presidiu a Comissão de Desportos e Turismo.
As 13 zonas turísticas do estado e as potencialidades do Nordeste e da Bahia estarão representadas no evento que, este ano, acontece em paralelo à Brazil National Tourism Mart (BNTM) e 3ª Feira da Abav Bahia. A primeira edição do evento, em 2012, movimentou mais de R$ 50 milhões, e a expectativa para este ano, segundo Leonelli, é superar este resultado. Ele explica que essa projeção é em decorrência do maior número de operadores internacionais. “Esperamos que o volume de negócios cresça muito”.
Entre 2009 e 2011, a Bahia registrou um acréscimo de de 4 milhões para 5,5 milhões turistas por ano. “Não é surpresa os bons resultados da Bahia no setor do turismo nos últimos anos, mas é preciso continuar o esforço para qualificar profissionais e atrair novos parceiros”, disse o governador Jaques Wagner, destacando que novos eventos, como a Stock Car, e novos equipamentos de lazer e entretenimento, como a recém-inaugurada Arena Fonte Nova, e a Feira de São Joaquim, com obras em curso, despertam a atenção de turistas do Brasile  do Mundo pelo destino Bahia.

Seca

Lídice admite que a seca que atinge todo o semiárido nordestino diminui o potencial de atratividade turística da região e do Estado no período do São João, mas pontuou para a necessidade de se manter a chama acesa para preparar o Estado no momento em que este período passar.

“A seca diminui a possibilidade de investimento das cidades, mas é importante manter o São João nos principais portões de entrada do estado, nos locais que têm aeroporto como Lençóis, Paulo Afonso, Ilhéus, Porto Seguro, que podem receber turistas do do sul e do sudeste, onde não há São João. O turista de fora da Bahia não está preocupado em quem vai cantar no São João, quanto mais de raiz for a festa, maior interesse vai despertar”, explica.
Assessoria com informações da Secom-BA
11/04/2013

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