A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) registrou o lançamento, nesta quinta-feira (9/5), da campanha Coração Azul. A campanha já é desenvolvida em vários países e visa mobilizar e conscientizar a sociedade para o combate ao tráfico humano. Promovida pelo Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime no Brasil (UNODC), será lançada pelo Ministério da Justiça, em parceria com as Secretarias de Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres. No lançamento, a cantora Ivete Sangalo será nomeada a Embaixadora da Boa Vontade para combater o tráfico de pessoas no Brasil.
A senadora, que participou em fevereiro do lançamento do II Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, promovido pelo governo federal, informou que, de acordo com dados divulgados durante o evento, a Polícia Federal abriu 157 inquéritos por tráfico internacional para fins de exploração sexual entre 2005 e 2011. No mesmo período, foram registradas 475 vítimas de tráfico de pessoas, das quais 337 sofreram exploração sexual e 135 foram submetidas a trabalho escravo. O levantamento mostrou que a maioria das vítimas do tráfico internacional teve como destino a Holanda, a Suíça e a Espanha, embora caiba ao Suriname o maior número de casos. O tráfico interno se concentrou nos estados de Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Bahia.
Lídice da Mata foi relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico Nacional e Internacional de Pessoas, presidida pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), e pediu rapidez na aprovação das alterações na legislação propostas pela CPI. A senadora assinalou que a CPI no Senado fomentou a criação de outra CPI na Câmara dos Deputados, ainda em atuação. Também elogiou a atuação da presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado, senadora Ana Rita (PT-ES), e a criação, no âmbito desta comissão, da Subcomissão Permanente para enfrentamento do Tráfico Nacional e Internacional de Pessoas e Combate ao Trabalho Escravo, presidida pelo senador Paulo Davim (PV-RN) e que tem a própria senadora como vice-presidente.
Lídice da Mata parabenizou a autora Glória Peres, os diretores, o elenco e a emissora responsáveis pela novela Salve Jorge, que termina na próxima semana, e que abordou o tema do tráfico internacional de pessoas, especialmente de mulheres. A senadora agradeceu também à socióloga Jaqueline Leite, da organização Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), da Bahia, que prestou consultoria para a CPI e também para o desenvolvimento da novela.