A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) pleiteou em Plenário nesta terça-feira (3/7) a escolha de Salvador, capital de seu Estado, a Bahia, para sede da reitoria e administração da Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social das Nações Unidas. A criação da instituição foi definida no final de maio, durante o Fórum de Salvador, evento que reuniu na capital baiana, representantes dos governos estadual e federal, do Ministério Público, do Judiciário, além de especialistas de 19 países.
Segundo a senadora, a proposta de se criar a Universidade Mundial é instalar um fórum da comunidade internacional para discutir conhecimentos, com base na ciência e tecnologia, sobre temas relacionados à segurança humana e ao desenvolvimento sustentável dos povos. A universidade irá ofertar cursos em nível de pós-graduação, aperfeiçoamento profissional e atividades de pesquisa.
Lídice da Mata explicou que, durante o fórum, ficou definido que a sede da universidade será no Brasil. A senadora defendeu então que seja em Salvador, terceira maior capital do país e a maior do Nordeste. O projeto para que a reitoria fique na Bahia está sendo elaborado pelo governo local e será apresentado à ONU em agosto.