Skip to main content

_WJB6760Em discurso nesta segunda-feira (16/9), a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) registrou a realização da Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, evento patrocinado pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia, em parceria com o Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Bahia.

 

As atividades tiveram início nesta segunda-feira, estendendo-se até o próximo domingo (22/9). No dia  23 de setembro é celebrado o Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças. Haverá exibição gratuita de filmes sobre o assunto e outras atividades de caráter preventivo e de conscientização. No domingo, em Salvador, será realizada uma caminhada, com concentração na região do Cristo, com trajeto previsto até o Farol da Barra, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o problema.

 

Com base em relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), a senadora disse que a cada ano o tráfico humano atinge cerca 2,5 milhões de vítimas e movimenta US$ 32 bilhões. A exploração sexual responde por 79% dos casos, enquanto o trabalho forçado representa 18% do total dos registros. “A Bahia continua integrando a rota nacional e internacional do tráfico de pessoas, juntamente com outros estados do Nordeste”, lamentou.

 

Lídice aproveitou para pedir a atenção dos presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), para o projeto de lei do Senado (PLS) 479/2012, que trata da prevenção e da punição do tráfico de pessoas. A matéria está em análise na CCJ e poderia, segundo Lídice, fazer parte da pauta prioritária proposta por Renan.

 

Com informações da Agência Senado

Leave a Reply

XFLUpdate