Skip to main content
lidiceA senadora Lídice da Mata recebe na próxima sexta-feira, 25, no Praiamar Natal Hotel, em Natal, o título de cidadã norte riograndense. A homenagem aprovada pela Casa foi proposta pelo deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB) e teve como justificativa a defesa intransigente do turismo – principal atividade econômica daquele estado – que pautou a carreira parlamentar de Lídice ao longo dos seus 30 anos de vida pública.
Em reconhecimento a este compromisso assumido por Lídice, o ato na Assembleia Legislativa passou a incorporar a programação oficial do II Seminário de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste, organizado pela Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, e que será realizada entre os dias 24 e 25 de outubro, na capital do Estado.
Após a homenagem, Lídice participa de encontro com mais 15 parlamentares sobre o Desenvolvimento do Turismo no Nordeste, coordenado pelo presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado (CDR), Antônio Carlos Valadares, e pelo presidente da Comissão de Desportos e Turismo da Câmara (CDT), Valadares Filho, ambos do PSB-SE.
A programação do Seminário inclui ainda uma visita técnica ao estádio Arena das Dunas e a reunião da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI Nordeste) e a assembléia do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur).
Por que norte riograndense e não potiguar?
Usada popularmente para designar os cidadãos naturais do Rio Grande do Norte, a expressão potiguar refere-se à tribo indígena predominante na faixa litorânea do Estado antes da chagada do colonizador português. A palavra de origem tupi significa “comedor de camarão”. Ocorre que a região também era habitada por outras tribos, como os tapuias, cujos descendentes não se viam representados pela expressão potiguar, que designa a tribo rival. Daí surge a necessidade de utilização da expressão norte riograndense para abranger todos os cidadãos naturais do Estado.
Assessoria
23/10/2013

Leave a Reply

XFLUpdate