Skip to main content

Plenário do SenadoA senadora Lídice da Mata (PSB-BA), ao discursar no Plenário nesta terça-feira (12/11), manifestou preocupação com a situação da saúde no País. Ela disse que teve a oportunidade de constatar uma evidência dessa crise ao visitar a cidade de Amargosa (BA) no último fim de semana. Segundo a senadora, a Prefeitura local tem enfrentado “imensas dificuldades” para administrar a área de saúde do município. Ela disse que o hospital da cidade tem enfrentado muitos problemas para atender bem à população e apelou para a sensibilidade do governo do Estado. “Confio no espírito público e republicano de minha terra para atuar na superação dessa situação”, afirmou a senadora, acrescentando que a cidade tem pouco mais de 34 mil habitantes.

 

Lídice lembrou que o financiamento da saúde tem sido debatido de forma recorrente no Congresso. Ela destacou que a PEC do Orçamento Impositivo (PEC 22A/2000) traz a ideia de vincular 50% das emendas parlamentares ao gasto com saúde. Outra proposta seria fixar em 18% a vinculação do orçamento da União com a área. Segundo a senadora, a preocupação com recursos para a saúde também faz parte da rotina de muitas prefeituras no País, como é o caso de Amargosa.

 

Durante a votação, a senadora saudou a presença de prefeitos da Bahia e de todo o País e da presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria (prefeita de Cardeal da Silva) e citou que os chefes dos executivos municipais vieram justamente solicitar dos senadores o apoio ao financiamento da Saúde em todo o Brasil. Lídice defendeu, em nome da bancada do PSB, a proposta que amplia os recursos para a área de Saúde em 18%.

 

Mulheres candidatas – Lídice também anunciou que o PSB promove em Brasília, nesta terça (12) e quarta-feiras (13/11), o Seminário Nacional de Mulheres, voltado para a formação de mulheres candidatas. A senadora disse que a responsabilidade do partido com as mulheres é grande, pois há muitas lideranças femininas no PSB. E lembrou que foram governos estaduais do PSB, em Alagoas e Pernambuco, os pioneiros em instalar secretarias para mulheres.

 

Com Agência Senado

Leave a Reply

XFLUpdate