Está confirmada para a próxima quarta-feira (14/5) audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado, proposta pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA), para debater o atraso nas obras dos aeroportos brasileiros antes da Copa do Mundo. Ao apresentar o requerimento solicitando a audiência, a senadora demonstrou preocupação com a reforma do aeroporto internacional de Salvador, às vésperas da realização da Copa do Mundo FIFA de Futebol no Brasil.
Para o debate, foram convidados o ministro Wellington Moreira Franco, da Secretaria de Aviação Civil, e o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Antônio Gustavo Matos do Vale. A audiência será realizada a partir das 9 horas, na sala 7 da Ala Alexandre Costa, Anexo II do Senado Federal.
“O que estamos vendo é que os aeroportos, com exceção de poucos, se encontram com as obras muito atrasadas, a exemplo do aeroporto de Salvador, onde o ministro chegou a dizer que, frente ao atraso, não vai existir a segunda etapa das obras na Bahia”, observou Lídice. Em visita ao aeroporto de Salvador, em janeiro, Moreira Franco justificou que o início da segunda etapa das obras poderia causar transtornos aos turistas que vão à capital baiana no carnaval e que a empreitada só deve ocorrer depois da Copa.
Infraero – Em outubro do ano passado, a senadora Lídice da Mata já havia cobrado do presidente da Infraero, Gustavo do Vale, informações sobre o atraso nas obras de reforma do Aeroporto Internacional de Salvador Luís Eduardo Magalhães. A parlamentar baiana antecipou-se ao colocar sua preocupação com o atraso das obras, antes mesmo da chegada da temporada de final de ano e dos festejos carnavalescos, ocasiões em que aumenta consideravelmente o fluxo de turistas ao Estado. Já naquela oportunidade, Lídice alertou aos diretores da Infraero sobre o cronograma e o ritmo das obras de reforma do aeroporto da capital baiana, ao que o presidente da Infraero explicou que houve, sim, atraso de algumas etapas e que o foco seria, a partir de então, “trazer a obra para dentro do cronograma”, buscando acelerar as fases finais.
Assessoria de Imprensa, 09/05/2014