Skip to main content

bancada feminina

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) esteve reunida nesta terça-feira (24/02) com a bancada feminina do Senado para discutir propostas que contemplem maior inclusão nos projetos de reforma política. Durante o encontro,  realizado no gabinete da senadora  Marta Suplicy (PT-SP), e que foi definido na última reunião da bancada organizada pela Procuradoria da Mulher no Senado, elas defenderam mais espaço para as mulheres na política.

As senadoras debateram possíveis propostas de projetos que possam efetivamente garantir mais condições para que as mulheres sejam eleitas, já que elas representam mais de 50% da população e do eleitorado. Elas também defendem o estabelecimento de cota de vagas para as mulheres, bem como percentual específico do Fundo Partidário.

Lídice lembra ainda que não apenas as mulheres, mas outros segmentos sociais como os negros e pessoas com deficiência, como exemplos, têm menos condições de participar dos processos eleitorais em função da predominância do poder econômico no atual sistema político – eleitoral. “Essa não é uma luta apenas aqui do Brasil. A própria atriz vencedora do Oscar, Julianne Moore, exigiu maior igualdade entre as mulheres”, disse.

A próxima reunião está agendada para quinta-feira,  dia 26, as 9 horas.