Skip to main content

cardRede de Mulheres Negras da Bahia lança a campanha PAREM DE NOS MATAR nesta quarta-feira, dia 13 de julho, às 14h, na Praça da Piedade, com um Ato Público. Em seguida, será realizado um debate na Sede da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA), a partir das 16h, com a participação de entidades da sociedade e mulheres vítimas de violência.

A campanha PAREM DE NOS MATAR tem como objetivo denunciar e enfrentar as diversas situações de violência que as mulheres negras vivenciam no Estado da Bahia, uma vez que os números são alarmantes. Segundo o Mapa da Violência 2015, o número de feminicídio de mulheres negras aumentou 54% em todo o Brasil, em 10 anos; enquanto de mulheres brancas caiu 9,8% no mesmo período. Trazendo para o recorte local, na Bahia e, especialmente em Salvador, os dados são ainda mais alarmantes. No Estado o assassinato de mulheres negras cresceu 159%, enquanto na capital disparou 266% de 2003 a 2013.

A iniciativa é uma proposta em continuidade à Marcha das Mulheres Negras Contra o Racismo, a Violência e Pelo Bem Viver, que levou cerca de 50 mil mulheres negras de todo o país à Brasília, em novembro de 2015. É mais uma frente de luta contra o avanço do racismo e sexismo em nosso estado, manifestado nos alarmantes números de casos de violência física, psicológica e simbólica de mulheres e meninas negras.

PAREM DE NOS MATAR também se insere na proposta da Organização das Nações Unidas (ONU), que institui a Década Internacional dos Afrodescendentes (2015-2024), como período de promoção de políticas de igualdade e protetivas voltadas para as populações negras de todo o mundo. A campanha é uma ação da Rede de Mulheres Negras da Bahia e atuará nos 27 Territórios de Identidade do Estado da Bahia.

SERVIÇO

O QUE: Lançamento Campanha #PAREMDENOSMATAR

QUANDO: 13 de julho, quarta-feira, às 14h e às 16h

ONDE: Praça da Piedade e Sede da OAB

COMO: Ato Público e Debate com sociedade civil e mulheres vítimas de violência.

INFORMAÇÕES: (71) 98829-6824 / 99257-3074 – Tânia Palma
redemn.ba@gmail.com
facebook.com/paremdenosmatar