Na posse do professor Danillo Silva Barata como diretor pro tempore do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), centenas de pessoas prestigiaram o evento e se emocionaram com a realização de um sonho para a cidade: a instalação de uma universidade federal. A cerimônia, realizada no Teatro Dona Canô, foi seguida da inauguração da reforma do prédio provisório onde ficará a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), localizada na Escola Dr. Araújo Pinho, à Rua do Imperador, no Centro da cidade. As aulas no novo campus da UFRB de Santo Amaro estão previstas para iniciar em novembro.
“Hoje realmente é um dia festivo. A juventude santoamarense merece isso em resposta a uma luta antiga. Fazer parte deste momento é muito gratificante para mim”, disse o diretor Barata. O prefeito de Santo Amaro, Ricardo Machado, ressaltou que a história começa a ser escrita por outras letras na cidade, após 191 anos de luta. “A UFRB em Santo Amaro é uma realidade e temos que comemorar este momento. Hoje quitamos um débito antigo com o povo dessa cidade com o carinho, respeito e dignidade que eles merecem”, ressaltou Machado.
O reitor Paulo Nacif, durante seu discurso, lembrou que no País ainda há poucos jovens em universidades. “Precisamos trabalhar para aumentar esses números e buscar a inclusão quantitativa nas faculdades. Não podemos mais continuar a perder novos talentos. Queremos formar cidadãos mais questionadores e que lutem por melhorias na saúde, na educação e em outras esferas”, disse.
Para a primeira fase do SiSU 2014 está prevista a oferta, pelo CECULT, do Bacharelado em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, que será o requisito formal para ingresso no segundo ciclo de formação específica: Tecnologias do Espetáculo (Cenografia, Figurino, Iluminação e Caracterização), Música Popular Brasileira, Produção Musical, Design Digital e Política e Gestão Cultural. Mais adiante, estão previstos os cursos de pós-graduação em Gestão Cultural e Tecnologias do Espetáculo.
A cerimônia contou com as presenças de secretários, vereadores, prefeitos, apresentação da Filarmônica 19 de março, diretores, professores, reitores, estudantes, comunidades e demais autoridades locais.
O professor Danillo Barata possui graduação e mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É videoartista, responsável pela implantação do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, do qual foi coordenador de 2008 a 2010. É pesquisador do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Arte, Audiovisual e Patrimônio (GAAP) e do Grupo de Estudos e Práticas Laboratoriais em Plataformas Livres e Multimeios (LinkLivre).
Assessoria de Comunicação (DECOM/UFRB)