Skip to main content

imagem_materia

Parlamentares e representantes dos movimentos sociais, centrais sindicais e sociedade civil se reuniram na segunda-feira (10/7), no Senado Federal, com um objetivo: fortalecer a rede nacional pelas Diretas Já. A reunião foi uma iniciativa do senador João Capiberibe (PSB-AP), coordenador da Frente Parlamentar Suprapartidária pelas Diretas Já, e contou com a participação da senadora Lídice da Mata (PSB-BA).

As manifestações dos participantes foram unânimes: fortalecer o movimento em todas as regiões do Brasil, por meio de atos pró eleições diretas; definir um calendário de eventos; criar um plano de comunicação para divulgar o movimento; apoiar o voto do relator na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara de acatar denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer; criar uma secretaria-executiva da Frente pelas Diretas Já; e produzir um vídeo do movimento.

“Temer está com os dias contados na Presidência e precisamos, principalmente, unificar o movimento pelas Diretas Já por meio de uma rede nacional de informações. A ideia é construir um acompanhamento por todos os Estados, ter atos e comitês pelo Brasil todo. Temos um ato dia 21 de julho na Paraíba, outro ainda esse mês, no Ceará, e dia 19 de agosto em Goiânia”, informou o senador Capiberibe. Já a senadora Lídice da Mata destacou que o movimento pelas Diretas Já já é muito vitorioso e enumerou que os diversos atos realizados em vários estados, como Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ela também defendeu a criação de um cronograma de atos por todo o País: “Precisamos que se constituam os comitês pelo Brasil”, declarou. Lídice também disse que Temer e Rodrigo Maia possuem o mesmo “DNA” e não oferecem uma saída para a crise, reforçando a ideia das eleições diretas.

O deputado Enio Verri (PT-PR) informou que no final de semana passado ocorreu ato em Curitiba (PR) para lançamento das Diretas Já, com a presença de representantes da Juventude do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Edson Carneiro, o índio, da Frente Povo Sem Medo, falou “que com o agravamento da crise, o povo brasileiro não vai aceitar a imposição de Rodrigo Maia. Não existe saída para a crise que não seja pelas urnas”. Já a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) disse que é fundamental fortalecer a Frente pelas Diretas e sua consequente divulgação. Ela elogiou a ideia de se criar uma secretaria-executiva para coordenar as ações das instâncias estaduais. “Só assim teremos a real consolidação das Diretas Já”, afirmou a deputada.

O tema da saída de Temer da Presidência foi mencionado por quase todos os participantes. O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) ressaltou que seu partido está de acordo com as decisões da reunião. Ele defendeu que o afastamento de Temer seja discutido durante o recesso parlamentar e a votação, somente em agosto. “Nesse contexto, temos nova janela de mobilização pelas Diretas Já”, declarou. O deputado José Guimarães (PT-CE), líder da Minoria na Câmara, ressaltou que é preciso unificar a bandeira em torno de pontos comuns”.

Vicente Selistre, da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), afirmou que este é o momento de unir forças de todos os movimentos sociais, centrais sindicais e sociedade, em busca das Diretas Já. E Leidiano Farias, da Frente Brasil Popular, concordou e disse que acredita fortemente no potencial de massificação que tem a luta pelas Diretas Já.

1-topo-face-diretas-ja

Secretaria-Executiva – A criação da secretaria-executiva da Frente pelas Diretas Já foi muito bem aceita por todos. A secretaria ficará sob coordenação do PSB, com representantes de várias lideranças políticas. “Saímos fortalecidos. Existe um cansaço de uma crise que já dura três anos. Os atos pelo Brasil vão fortalecer a certeza de que o juiz da crise é o povo”, afirmou o senador Capiberibe, que enviará relatório com os resultados da reunião a todos os participantes.

Estiveram presentes à reunião as senadoras Lídice da Mata (PSB-BA), Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Fátima Bezerra (PT-RN); os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Jorge Viana (PT-AC); os deputados Enio Verri (PT-PR), Henrique Fontana (PT-RS), Glauber Braga (PSOL-RJ), Wadih Damous (PT-RJ); as deputadas Janete Capiberibe (PSB-AP), Alice Portugal (PCdoB-BA), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Zenaide Maia (PR-RN); além do ex-presidente do PSB, Roberto Amaral, citado várias vezes durante a reunião. Entre os movimentos sociais e centrais sindicais presentes, participaram a Intersindical, Auditoria Cidadã, Movimento Alternativo Socialista (MAS), Associação Vocação, CTB, MST, Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário (SITRAEMG), CUT, Frente Brasil Popular, Movimento Nacional contra a Corrupção (MNCCD), Frente Povo Sem Medo, Conselho Federal de Economia, INAÔ e Movimento Camponês Popular.

Agência Senado, com assessoria de imprensa do senador João Capiberibe

Leia também: Frente Suprapartidária se reúne para fortalecer a rede nacional pelas Diretas Já