Skip to main content

20150527_100616

Deputados e senadores estiveram com a embaixadora de Cuba no Brasil, Maria Helena Ruiz Capote nesta quarta-feira (27/5) para celebrar os 26 anos de atuação do Grupo Parlamentar Brasil-Cuba, formado por mais de 100 congressistas e atualmente presidido pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA). O grupo foi criado em 1989 por iniciativa do então deputado Assis Canuto (PFL-RO). No encontro, além de debaterem parcerias de Cuba com o Brasil, a exemplo do Programa Mais Médicos, os parlamentares informaram à embaixadora que estão colhendo assinaturas para moção de apoio pelo fim do embargo econômico dos Estados Unidos àquele país.

A embaixadora citou os problemas que Cuba ainda enfrenta pela não concretização do fim do bloqueio econômico, “tendo em vista legislação restritiva que persiste há mais de 50 anos”. Ela destacou apoios importantes que vem recebendo do governo brasileiro, como o financiamento do BNDES ao Porto de Mariel e a atualização do modelo socialista cubano que, segundo a embaixadora, teve “forte apoio do Brasil”. Maria Helena se disse disposta a intensificar ações via Frente Parlamentar: “Vamos continuar identificando possibilidades para trabalhar com os congressistas brasileiros”, afirmou.

Além da senadora Lídice da Mata, prestigiou o encontro a senadora Marta Suplicy (SP). Pela Câmara, estiveram presentes a deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG), que preside a Comissão de Relações Exteriores daquela Casa Legislativa, além dos deputados do PCdoB Chico Lopes (CE), Jandira Feghali (RJ) e Luciana Santos (PE). Também participaram os deputados Vicente Cândido (PT-SP), Paulo Foletto (PSB-ES), Raquel Muniz (PSC-MG), André Figueiredo (PDT-CE), Edmilson Rodrigues (PSOL-PA), Marcon (PT-RS) e Waldir Maranhão (PP-MA). Confira a íntegra da Moção:

20150527_091327

Moção pelo fim do embargo econômico a Cuba

“O Grupo Parlamentar Brasil Cuba, em funcionamento há 26 anos ininterruptos no Congresso Nacional Brasileiro, neste momento de reinstalação das suas atividades ao princípio da 55a. Legislatura, manifesta sua solidariedade e apoio à justa causa do povo cubano pelo fim do bloqueio econômico ainda imposto pelo Governo dos Estados Unidos da América.

Em dezembro de 2014, o mundo acompanhou com atenção o restabelecimento das relações entre os governos de Cuba e dos Estados Unidos, rompidas há meio século até então. A ruptura de relações e o bloqueio econômico foram medidas adotadas com a intenção de asfixiar o governo revolucionário cubano que se instalava em 1959. Na época, todos os países latino-americanos, com exceção do México, seguiram a mesma linha de rompimento e cessar das compras e venda de produtos com Cuba.

Por décadas a fio, Cuba sofreu com tentativas de invasão (1961), ações de terrorismo, tentativas de atentados, sanções econômicas e, mesmo assim, resistiu e, pouco a pouco, foi recuperando terreno político, diplomático e comercial na América Latina, a ponto de ser uma das principais nações articuladoras do projeto da CELAC na região. Passado meio século, Cuba e Estados Unidos voltam a se relacionar sob a base do respeito entre nações soberanas e iguais, além do retorno dos cinco cubanos há anos presos nos EUA.

O Grupo Parlamentar Brasil Cuba manifesta seu reconhecimento à enorme contribuição do povo cubano aos numerosos avanços políticos, econômicos, sociais e tecnológicos da América Latina, com destaque às conquistas na área da saúde e da educação pública, essenciais para nossa população. E aproveita este momento para reforçar sua consideração sobre a urgência do imediato fim do bloqueio econômico que injustamente ainda prevalece sobre este país irmão”.

Assessoria de Imprensa, 27/05/2015