Skip to main content

Presidência do Senado

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) que, juntamente com os senadores baianos Otto Alencar e Roberto Muniz articulou a realização de encontro entre governadores do Nordeste e o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), cobrou dos demais senadores de outros estados ajuda para concretizar o pacto federativo e votar, em caráter de urgência,  projetos que beneficiam a região, como a convalidação de benefícios fiscais.

Durante encontro com o presidente do Senado, Eunício Oliveira, os chefes dos Executivos estaduais do Nordeste pediram apoio para encaminhar questões urgentes como pacto federativo e validação de benefícios em contrapartida à renegociação das dívidas dos estados. Também foram debatidos temas como as reformas previdenciária e trabalhista e segurança pública.

Lídice propôs que o Senado realize sessão temática para discutir os problemas do Nordeste, o que foi aceito por Eunício, que ficou de agendar uma data para o encontro. Depois da reunião, em pronunciamento no plenário, a parlamentar baiana afirmou que votará favoravelmente à concessão de auxílio ao Estado do Rio de Janeiro e pediu reciprocidade em relação ao Nordeste, que representa apenas 6% da dívida dos estados com a União. “Não é possível que após a renegociação da dívida, o BNDES continue sem querer atender aos governadores nordestinos. Somos 35% da população brasileira e merecemos a mesma consideração do governo”, finalizou.

Leia também: Governadores do Nordeste irão ao Senado debater dívidas dos Estados, Segurança e Pacto Federativo

Ouça pela Rádio Senado: Eunício recebe governadores do Nordeste e promete sessão temática sobre finanças dos estados