Em pronunciamento nesta quarta-feira (5/6), a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) cumprimentou a presidente Dilma Rousseff pela sanção das leis que criam as universidades do Oeste da Bahia (Ufob), do Sul da Bahia (Ufesba), do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e do Cariri (UFCA), no Ceará. Para Lídice, o momento é de “júbilo e comemoração” para a juventude dos estados beneficiados. A Bahia passou a ter seis instituições federais de ensino superior. “A aprovação destas duas novas universidades vai ajudar a tirar a Bahia da condição de segunda pior relação entre a demanda e a oferta de ensino superior público no Brasil. Há tempos nosso povo reivindicava novas unidades que pudessem atender suas necessidades de formação profissional”, afirmou.
A senadora salientou que a Universidade do Sul da Bahia também beneficiará parte do Espírito Santo, e lembrou que a instituição promoverá um novo modelo pedagógico no qual os alunos ingressarão em programas de bacharelado interdisciplinar com duração de três anos: findo esse período, poderão escolher uma carreira profissional.
Meio Ambiente – Lídice também citou a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. Ela destacou o compromisso de seu partido com a sustentabilidade, e lembrou que o Complexo Eólico Alto Sertão 1, no sudoeste da Bahia, consolida seu Estado como um dos maiores fornecedores de energia renovável do País.