Em discurso nesta segunda-feira (8/7), a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) comemorou o lançamento, na semana passada, do Plano Safra Semiárido 2013/2014, que destinará R$ 7 bilhões em crédito para agricultores da região. Lídice explicou que o plano para o semiárido vem complementar o Plano Safra da Agricultura Familiar, com o objetivo de aumentar a segurança produtiva e melhorar a estrutura dos produtores rurais, durante a estiagem, tornando possível a convivência com a seca e a sobrevivência a ela.
Além da suspensão da execução das dívidas dos produtores da região até o fim do próximo ano, o plano prevê desconto de até 85% para a liquidação de operações de crédito contratadas até 2006 com recursos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE) ou do Tesouro Nacional, explicou a senadora. Também estão previstos no plano estímulo à construção de silos para armazenagem de alimentos, assistência técnica e extensão rural.
A senadora, no entanto, ponderou que é preciso ampliar o alcance das medidas de renegociação de dívidas para mais agricultores e aprovar com urgência a MP 610 que trata dessa renegociação.
O Estado da Bahia, informou a senadora, também será beneficiado com a instalação de cisternas e fornecimento de máquinas como retroescavadeiras e motoniveladoras, além de ônibus escolares, por meio de parcerias com o governo federal.