A seca no Nordeste foi novamente tema de discurso da senadora Lídice de Mata (PSB-BA) no Senado. A parlamentar informou, nesta quarta-feira (15/5), ter recebido prefeitos de municípios nordestinos que pedem ao senadores que intercedam junto ao governo federal por uma participação maior na verba do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
“Dados do Ministério do Planejamento demonstram que este mês de maio será pior do que maio do ano passado em relação à distribuição dos recursos. Este dinheiro é indispensável, pois muitos municípios não sobrevivem sem esta verba”, afirmou a senadora.
Lídice da Mata realçou a importância da diversificação das atividades econômicas para o desenvolvimento do Nordeste e a necessidade de investimentos nos setores petroquímico, automotivo, energético e na construção civil. Ela informou que conseguiu aprovação, na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), de requerimento para a realização de audiência pública a fim de discutir propostas de longo prazo nas áreas de ciência, tecnologia e inovação que possam servir de linhas para o desenvolvimento do Nordeste.
Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) sugeriu a criação de uma Frente Parlamentar para tratar do problema da seca no Nordeste. “Temos que nos envolver de modo mais forte. Já falamos, mas agora é hora de fazer algum gesto para mostrar que o Senado está preocupado e tem propostas”, disse.