A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) prestou homenagem ao ex-ministro da Justiça Fernando Lyra, falecido na última quinta-feira (14/2), aos 74 anos. Em seu pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (19/2), Lídice destacou
a característica de grande articulador político atribuída a Fernando Lyra, até mesmo por seus opositores. A senadora lembrou ainda a luta de Fernando Lyra contra a ditadura militar, incluindo-o entre os “grandes nomes da resistência democrática”. E relembrou sua atuação política como parlamentar, que lhe rendeu a Medalha do Mérito Legislativo.
“Fernando Lyra se destacou por sua coragem, por sua capacidade política no grande momento da transição democrática, na época da campanha de Tancredo Neves à Presidência da República”, afirmou.
Lídice da Mata ainda saudou a grande amizade, a convivência rica junto ao colega na época da mobilização pela convocação da Assembleia Nacional Constituinte. Ela também lembrou que, como ministro da Justiça, Fernando Lyra consolidou o processo democrático nomeando uma “equipe intelectualmente preparada” para superar a legislação autoritária herdada do regime militar. “Fernando enfrentou esse debate, buscou um caminho para a conciliação. Esse foi Fernando Lyra, inquieto, amigo, solidário, corajoso”, concluiu.