A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) pediu, nesta terça-feira (14/5), que o governo federal adote medidas compensatórias para as perdas que os municípios do semiárido nordestino tiveram com a última seca, ressaltando que esta foi a pior dos últimos 60 anos.
Lídice da Mata afirmou que embora o Nordeste e sua economia estejam hoje mais protegidos pelas políticas sociais do Bolsa-Família, do Bolsa-Estiagem e do Seguro-Safra, a seca foi tão devastadora e suas consequências tão desastrosas para o Nordeste que a previsão para que a economia da região se recupere é de dez anos.
A parlamentar baiana disse ter notado, durante reunião na Presidência do Senado com representantes da Frente Nacional de Prefeitos e da Confederação Nacional de Prefeitos, o desespero dos prefeitos brasileiros com o empobrecimento dos municípios. Disse ainda que a Lei de Responsabilidade Fiscal atua “como uma guilhotina ameaçadora da cabeça dos prefeitos”, colocando-os na condição de se tornarem, amanhã, condenados por improbidade, por não terem condições de respeitar os gastos previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal.
Confira o pronunciamento da senadora!