A senadora Lídice da Mata (PSB-BA), em pronunciamento nesta terça-feira (1º de outubro), comemorou o lançamento da campanha Outubro Rosa e saudou a participação do Congresso Nacional na conscientização das mulheres sobre a necessidade de prevenção do câncer de mama. Ela convocou as mulheres a fazerem exames regulares e lamentou que a mamografia não esteja à disposição “em qualquer canto do País”, cobrando ações dos governos que permitam que as mulheres tenham acesso aos exames.
“O desafio de todos nós é contribuir para sensibilizar a população de que é possível evitar a doença com mudanças no estilo de vida, hábitos mais saudáveis e, principalmente, com o diagnóstico precoce para aumentar as chances de tratamento e de cura”, disse a senadora.
Em apartes, o senador Jorge Viana (PT-AC) ratificou o alerta à sociedade, dizendo que a população tem sofrido por “pura desinformação”, e o senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT) sublinhou a importância da luta das mulheres no Parlamento e da prevenção do câncer.
Dia Internacional do Idoso – Lídice da Mata também registrou a comemoração, nesta terça-feira (1º/10), do Dia Internacional do Idoso. Ela mencionou dados sobre a elevação da expectativa de vida no Brasil e saudou os dez anos do Estatuto do Idoso, que considera instrumento de grandes conquistas para esse segmento da população, mas sugeriu o desenvolvimento de políticas públicas destinadas ao idoso fragilizado. A senadora ainda citou discurso da ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, na abertura do 3º Encontro Ibero-Americano sobre Direitos Humanos das Pessoas Idosas. “Ela lembrou que o Brasil já conta com mais pessoas que ultrapassaram os 60 anos de idade do que crianças de até seis anos. Disse, ainda, que esta é uma oportunidade de trabalharmos a qualidade de vida das pessoas, demonstrando a preocupação do governo em adequar os serviços continuados a essa mudança populacional”, afirmou.