Skip to main content
Foto: Jefferson Rudy (Agência Senado)

Foto: Jefferson Rudy (Agência Senado)

A senadora Lídice da Mata (PSB) fez um alerta, no plenário do Senado Federal, esta semana, para que o governo federal libere um auxílio financeiro para os estados do Norte, Nordeste e Centro Oeste. De acordo com a parlamentar baiana, o modelo atual de renegociação de dívidas, proposto pela União, vai prejudicar as unidades da Federação que têm sofrido os efeitos da seca e também da crise econômica.

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou na terça-feira (4/10) requerimento para realizar audiência pública a fim de discutir o projeto de renegociação da dívida dos estados com a União. O pedido, que passou em votação simbólica (sem o registro de voto dos integrantes do colegiado), foi apresentado pelo relator da proposta na CAE, senador Armando Monteiro (PTB-PE).

Pelo requerimento, foram convidados um governador ou secretário de cada uma das cinco regiões brasileiras, um representante do Ministério da Fazenda e Raul Velloso, consultor e especialista em contas públicas. “Não podemos permitir que o Senado aprove um pacote de renegociação de dívidas penalizando os estados do Norte, Nordeste e parte do Centro-Oeste. É constrangedor para um senador dessas regiões votar uma proposta que não nos inclua”, disse a senadora baiana.

Para Lídice da Mata, as regiões quase nunca são beneficiadas com os programas de reparação do governo. “Temos o convívio duro com a seca desde sempre e nunca recebemos a compensação com as perdas da nossa produção e do nosso rebanho. Não é possível aceitar uma negociação que nos prejudique”, afirmou a parlamentar.

Assessoria de Imprensa, 04/10/2016