Skip to main content

imagem_materia (1)

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) protestou contra a demora do governo federal em liberar empréstimo no valor de R$ 600 milhões ao governo do Estado da Bahia, para investimentos em mobilidade urbana, saúde e educação. Segundo Lídice, o compromisso havia sido assumido pelo Presidente da República, Michel Temer, como resultado da renegociação das dívidas dos estados com governadores para fazer frente às dívidas estaduais e à perda de receita tributária.

Ao afirmar que a atitude do governo federal é uma perseguição ao povo baiano, Lídice informou que apresentou requerimento de convocação do presidente do Banco do Brasil, Paulo Rogério Caffarelli, para prestar esclarecimentos sobre o assunto na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. “Deixo aqui o meu protesto veemente e a clareza de que a bancada da Bahia agirá absolutamente unida, votando contra tudo que este governo aqui apresentar, enquanto não for resolvida claramente esta situação dos R$ 600 milhões do empréstimo do Banco do Brasil para a Bahia”, afirmou.

Lídice lembrou que a liberação de recursos já foi publicada no Diário Oficial, mas a transferência do dinheiro para a Bahia depende da solução de um impasse criado por forças políticas. A senadora também ressaltou que o governo da Bahia cumpre sua parte, pagando servidores em dia e mantendo investimentos, e merece ser tratado com justiça.

No entendimento da parlamentar baiana, a situação demonstra a fragilidade do governo federal, que se mostra cada vez mais refém de “interesses mesquinhos” na Câmara dos Deputados e busca favorecer os que desejam impedir o desenvolvimento da Bahia. “A bancada da Bahia, unida nesta Casa, continuará fazendo uma oposição que crescerá de tom a cada dia enquanto não virmos resolvida essa questão que diz respeito à liberação de recursos para o governo do Estado da Bahia”, reafirmou a senadora em outro pronunciamento esta semana no plenário do Senado.

Leia também: Lídice da Mata volta a questionar bloqueio de empréstimo para a Bahia

Com Agência Senado (12/09/2017) – Confira a íntegra do pronunciamento.