Skip to main content

lidiceO Departamento Intersindical de Atividade Parlamentar (DIAP) divulgou, nesta quarta-feira (3), a lista com os deputados e senadores considerados os “Cabeças” do Congresso Nacional no ano de 2016. Lídice da Mata (PSB-BA) foi a única representante da Bahia no Senado. A parlamentar baiana foi indicada com o perfil de articuladora.

“Fico feliz com o reconhecimento do nosso trabalho. Fui eleita por mais de 3 milhões de baianos para representar os interesses do meu Estado e é isso que tenho feito diuturnamente no exercício do meu mandato”, ressalta a senadora Lídice que se destacou nos últimos anos na defesa de temas como a articulação política, a PEC das Domésticas, a luta em defesa do cacau e do chocolate da Bahia, o combate ao assassinato de jovens e ao tráfico de pessoas.

Sobre a indicação – Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades aqui descritas. Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, destacamos a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.

Além dos “100 Cabeças”, desde a sétima edição da série, o DIAP divulga levantamento incluindo na publicação um anexo com outros parlamentares que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, estão em plena ascensão, podendo, mantida a trajetória ascendente, estar futuramente na elite parlamentar.

Assessoria

03.08.2016