Skip to main content

Plenário do Congresso

Os atletas olímpicos, especialmente os baianos, foram saudados e parabenizados pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA), em discurso proferido na quarta-feira (17/8) no plenário do Senado. A parlamentar destacou o desempenho de Isaquias Queiroz e Erlon Silva, que definiu como “exemplos de garra do povo  baiano”. Eles conquistaram medalhas inéditas para o Brasil, marcando o melhor desempenho brasileiro na história da modalidade e Isaquias, ainda foi o primeiro atleta do País a conquistar três medalhas numa única Olimpíada.

Lídice também saudou o boxeador Robson Conceição e a jogadora Formiga, da seleção feminina de futebol que, apesar de não ter conseguido medalha, teve participação admirável nos Jogos Olímpicos do Rio. Formiga , que se despediu da seleção, foi a brasileira com  mais Olimpíadas disputadas:  seis.

A senadora registrou o êxito dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e ressaltou que a organização bem-sucedida superou a expectativa negativa sobre a capacidade do Brasil sediar grandes eventos. Ela cobrou reconhecimento à iniciativa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que acreditou na possibilidade de trazer para o Brasil a Copa do Mundo do Futebol, a Copa das Confederações e as Olimpíadas, e lembrou também o papel da presidente Dilma Rousseff na organização dos Jogos.

Lídice considera essencial manter uma política de inclusão social nos esportes para que o Brasil possa aumentar suas conquistas olímpicas. “Que possamos manter os programas iniciados pelo governos de Lula e Dilma na área do esporte e que contribuíram muito para que hoje nós pudéssemos ter o desempenho que tivemos nessas Olimpíadas”, afirmou.

A senadora também parabenizou todos os atletas brasileiros que conquistaram medalhas e colocaram o país na melhor posição no quadro de medalhas em uma edição dos Jogos Olímpicos.

Leia também: Lídice da Mata elogia Olimpíadas e lembra contribuição de Lula e Dilma

Confira a íntegra do pronunciamento!