Skip to main content
cachoeira_-_foto_prefeitura_municipal-e1493906966481
A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) será  homenageada  no próximo domingo (25/6) pela Câmara Municipal de Cachoeira, na Bahia, com a Comenda Maria Quitéria, em homenagem aos relevantes serviços prestados ao município. A cidade, além de comemorar sua data magna no dia 25, este ano também estará comemorando 10 anos como capital da Bahia, de acordo com a Lei Estadual 10.695/2007. A lei que transfere simbolicamente a capital baiana para Cachoeira teve como base projeto de Lídice quando deputada estadual, projeto que foi apresentado na Assembleia Legislativa, mas que não chegou a ser apreciado àquela época. Depois, quando Jaques Wagner assumiu o governo do Estado em 2007, enviou à Assembleia projeto de lei similar que foi aprovado e sancionado. A transferência simbólica da capital baiana para Cachoeira, além de dar uma dimensão estadual às comemorações, tem proporcionando uma série de benefícios não apenas para a cidade, mas para todo o Recôncavo Baiano.
Data magna – 25 de junho é a data magna de Cachoeira, cidade histórica baiana, onde se deu início às guerras de independência do Brasil na Bahia. Na manhã desse dia, em 1822, a Câmara Municipal aclamou o príncipe dom Pedro como Regente e Protetor Perpétuo do Brasil. Em seguida, foi celebrado o Te-Déum na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. Terminado o ato religioso, comemorou-se com tiros de festim para o alto. Imediatamente, uma canhoneira portuguesa, ancorada no rio Paraguaçu, abriu fogo contra a cidade, causando a morte do tambor Soledade e deixando vários feridos. Após três dias de intensos combates, no começo da noite do dia 28, a escuna de guerra portuguesa não conseguindo evadir-se, devido à maré baixa, rendeu-se aos cachoeiranos.
Sobre Cachoeira – Cachoeira, distante 110 quilômetros de Salvador, abriga um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do período colonial brasileiro, além de um rico e diversificado patrimônio cultural imaterial em que sobressaem as manifestações de matriz africana. A senadora Lídice da Mata é natural do município baiano de Cachoeira.
Assessoria de Imprensa, 21/06/2017