Skip to main content
Foto: Rafael Nunes (PSB)

Foto: Rafael Nunes (PSB)

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) destacou no Plenário do Senado a realização, na cidade baiana de Cachoeira, da secular Festa da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, uma celebração cultural, étnica e religiosa que atrai olhares de todo o mundo, sobretudo dos afro-americanos. Considerada desde 2010 como patrimônio imaterial da cultura brasileira, a festividade conta a história de mulheres negras que conquistaram espaço na sociedade e decidiram se unir para comprar a liberdade daqueles que ainda eram mantidos no modelo escravagista. “É um marco cultural de resistência e de reafirmação da identidade dos povos trazidos da África”, afirmou a senadora.

Lídice lembrou que a Secretaria do Turismo e a Empresa de Turismo da Bahia fez intensa promoção nacional e internacional da Festa da Boa Morte, com foco principal nos Estados Unidos. Ela recordou que quando a senadora Marta Suplicy foi ministra do Turismo, naquela ocasião, a festa foi apresentada à então secretária de Estado Norte-Americana, Condoleeza Rice, que esteve em agenda na cidade de Salvador. A partir daí, um dos frutos da visita foi a atração do voo Miami-Salvador, costurado pelo então secretário do Turismo da Bahia, o ex-deputado federal Domingos Leonelli. “Naquele período, os desembarques diretos dos Estados Unidos para a Bahia saíram de 2 mil para 18 mil e o turismo étnico-afro recebeu um reforço em sua divulgação”, lembrou Lídice.

Como deputada federal e senadora, Lídice também destinou emendas parlamentares para a preservação e o fortalecimento da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte. A programação do evento teve início na noite de domingo (13/08), com a saída do corpo de Nossa Senhora da Boa Morte da Capela de Nossa Senhora d’Ajuda em procissão pelas principais ruas da cidade, e segue até esta quinta-feira (17/8). Este ano, a expectativa é de que 30 mil pessoas passem por Cachoeira, elevando a ocupação hoteleira da cidade a 100%.

Esta semana, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) assinou termo de cooperação com a Irmandade. O documento assegura a realização de seminário de educação patrimonial, nova exposição museográfica no memorial da Irmandade, publicação de livros e implantação de políticas para a preservação da Festa da Boa Morte.

Confira a íntegra do pronunciamento da senadora.

Assessoria de  Impensa, 16/08/2017