Skip to main content

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) ressaltou o heroísmo das personagens baianas que lutaram pela consolidação da Independência do Brasil, através da luta armada na Bahia. A parlamentar participou do desfile cívico nesta quinta-feira (2), em Salvador, além de ter acompanhado o hasteamento das bandeiras (do Brasil, da Bahia e de Salvador), bem como a colocação das flores no monumento do general Labatut e acompanhado de perto os desfiles dos movimentos sociais e dos militantes do Partido Socialista Brasileiro.

Defensora de participação feminina na política, Lídice ressaltou a importância do papel das mulheres no Dois de Julho. “Tivemos grandes heroínas que lutaram bravamente para garantir a soberania do nosso país e elas honraram a Bahia com grande bravura”, disse a senadora ao destacar figuras históricas como Maria Quitéria, Ana Neri, Joana Angélica e Maria Felipa.

A senadora também voltou a falar sobre a devolução do nome Dois de Julho ao Aeroporto de Salvador e disse que essa não é uma vontade dela, mas de todo o povo baiano, independente da orientação política.

Após acompanhar o Dois de Julho ao lado de autoridades como o governador Rui Costa, Lídice se encontrou com representantes de diversos movimentos sociais, retribuiu o carinho do público e acompanhou o restante do desfile ao lado de militantes do PSB.

Os integrantes do partido participaram do desfile do Dois de Julho empunhando faixas e cartazes com temas relacionados aos direitos humanos, direitos dos trabalhadores e inclusão social. Destacaram-se as frases relacionadas à posição contrária à redução da Maioridade Penal, o combate ao racismo e a retomada das obras do Estaleiro do Paraguaçu.

Programação – O desfile saiu da Lapinha com um pouco de atraso, mesmo assim foi acompanhado por milhares de baianos e turistas que assistiram à manifestação cívica das sacadas das casas e prédios e também da rua. Crianças e adultos participaram da festa se seguiram pelas ruas do Centro Antigo com direção ao Pelourinho.

 

Fotos: Clique aqui