Skip to main content

 11838574_1021109714574826_1473879387516915687_o

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) apresentou em Plenário na quarta-feira (27/4) um balanço dos trabalhos realizados durante reunião do Parlamento do Mercosul (Parlasul), realizada esta semana em Montevidéu, no Uruguai. Segundo ela, uma das recomendações do encontro foi a de que ministros da Defesa dos países que integram o Mercosul se reúnam para apresentar e trocar experiências sobre os planos nacionais de segurança adotados em suas pastas.

Lídice relatou que, como integrante da comissão de segurança do Parlasul, conseguiu incluir neste encontro a apresentação e discussão sobre as experiências legislativas de cada país tratando de temas como segurança nacional, tráfico de pessoas, tráfico de drogas e violência em geral. A senadora citou como exemplo dessas experiências a Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado que investigou o tráfico nacional e internacional de pessoas, da qual ela foi a relatora. também citou trabalho em andamento da CPI que investiga o assassinato de jovens no Brasil, que ela preside.

O encontro entre ministros e parlamentares do Mercosul servirá também para que seja feito um estudo comparativo das Constituições Federais a respeito desses  temas. “Nessa dimensão, temos a possibilidade de contribuir com esse debate e discutir a situação de violência que se abate contra a juventude em toda a América Latina. Acho que a experiência do Brasil e experiências legislativas de outros países podem nos indicar políticas públicas viáveis na atuação e prevenção do combate à violência e à violação dos direitos humanos”, avaliou a senadora.

Assessoria de Imprensa, com Agência Senado

Confira o pronunciamento no canal Youtube do mandato.