Skip to main content

quiteria

 

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou, nesta terça-feira (24), o Projeto de Lei do Senado (PLS 535/2011) que inscreve no Livro de Heróis da Pátria, os nomes dos mártires da Independência da Bahia, ocorrida em 2 de julho de 1823. A matéria é uma iniciativa conjunta dos senadores baianos Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT), além do ex-senador João Durval (PDT).

Com isso, Maria Quitéria, Joana Angélica, Maria Felipa e João das Botas, símbolos da saga baiana que consolidou a Independência do Brasil, foram indicados para o livro dos Heróis da Pátria. O projeto recebeu parecer favorável do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) agora segue para análise da Câmara dos Deputados.

A senadora Lidice da Mata (PSB-BA) ressaltou que os personagens foram heróis reais e necessários para o país. “Eles participaram diretamente no processo da Independência do Brasil, pois o povo baiano está entre os primeiros que se mobilizaram e que conquistaram a mais difícil vitória sobre as forças colonialistas”, disse.