Skip to main content

upbA senadora Lídice da Mata comemorou o resultado do encontro entre representantes da bancada baiana no Congresso Nacional, dos sindicatos de trabalhadores ligados à atividade petrolífera na Bahia e a direção da Petrobras, realizado nesta segunda-feira, 15, na sede da estatal, no Rio de Janeiro.

“Tivemos o pronto atendimento para as questões da bancada da Bahia e o compromisso de dar continuidade a esta reunião com os prefeitos dos municípios em áreas de extração e produção de petróleo, incluindo os novos campos que foram leiloados”, destacou a Senadora, durante pronunciamento feito na tribuna do Senado, nesta terça-feira, 16.

O encontro atingiu o principal objetivo que era o de evitar, ainda que temporariamente, a perda de 1.200 postos de trabalho de prestadores de serviço terceirizados das empresas Lupatech, BCH Energy e Sertel, que haviam sinalizado demissão imediata.

Além disso, a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, garantiu que a reposição da atividade econômica no Estado, com novos investimentos em 2014 e 2015. Os investimentos da estatal na Bahia, que em 2011 atingiram US$ 811 milhões, foram reduzidos em 20% no ano seguinte, com impacto direto na receita fiscal .

Além de Lídice, participaram da reunião o líder e coordenador da bancada baiana, o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), seus pares na Câmara, Luis Alberto (PT) e Luis Argolo (PP), o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), a presidente da UPB e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, além de representantes da CUT, da FUP, Petros e do Sindipetro.

Lídice lembrou que a Bahia tem importante papel na história do petróleo brasileiro. A descoberta da primeira jazida explorável comercialmente do hidrocarboneto ocorreu em 1939, no bairro de Lobato, subúrbio de Salvador, antes mesmo da fundação da Petrobras, que viria a entrar em operação em 1954, tendo como um de seus principais idealizadores o baiano Rômulo Almeida.

“Como integrante da assessoria econômica do presidente Getúlio Vargas, Rômulo foi um dos principais responsáveis pela criação de todo o sistema energético estatal do Brasil, incluindo a Petrobras e a Eletrobras, criadas a partir de seu esforço de planejamento”, observou a senadora.

Na próxima sexta-feira, Lídice volta a debater a questão dos investimentos da Petrobras no Estado, desta vez com empresários baianos, na sede da FIEB, em Salvador.

Leave a Reply

XFLUpdate