Skip to main content

foto-arraes1

O Senado vai realizar na próxima terça-feira (13/12), às 12 horas, sessão especial para homenagear o centenário de nascimento do político Miguel Arraes. O requerimento para a realização da homenagem foi uma iniciativa da senadora Lídice da Mata (PSB-BA). As comemorações prosseguirão no dia 15 de dezembro, no Recife, com sessão solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco, às 16 horas.

Em Brasília, a programação começa no dia 13, às 9h30, com a exposição “Miguel Arraes 100 anos”, que será inaugurada no corredor de acesso ao plenário da Câmara dos Deputados. O acervo é organizado pela Fundação João Mangabeira, com apoio do Instituto Miguel Arraes. No mesmo dia, às 12 horas, líderes políticos, artistas e parlamentares prestam homenagem ao socialista na sessão que conjunta da Câmara e Senado.

Miguel Arraes nasceu em Araripe, no Ceará, e completaria 100 anos no dia 15 de dezembro. Sua carreira política, porém, foi construída em Pernambuco. Foi secretário de Estado, deputado estadual, deputado federal e governador de Pernambuco. Pai Arraia, como era conhecido entre os mais humildes, teve sua vida pública marcada pelo compromisso com a redução das desigualdades sociais, a melhoria das condições de vida no campo, a educação de qualidade e a luta em defesa da democracia brasileira. Perseguido pelo regime militar, exilou-se na Argélia entre as décadas de 1960 e 1970. De volta ao País, em 1979 retomou a política e foi eleito mais uma vez governador e deputado federal. Entrou no PSB em 1990 e morreu em 2005.

Conheça a biografia de Miguel Arraes.

Leia também: Sede do PSB Pernambuco receberá nome de Miguel Arraes

Assessoria de Imprensa, 09/12/2016