Skip to main content

ceplac_

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) afirmou, nesta segunda-feira (20/2) que a cadeia produtiva do cacau no Sul da Bahia vive um novo ciclo. A parlamentar foi uma das participantes das comemorações de 60 anos de fundação da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), durante solenidade realizada na sede do órgão, na rodovia Ilhéus/Itabuna.

Para a socialista, a Ceplac é detentora de uma tecnologia e de pesquisas importantes, além de um capital humano de extrema importância para a economia baiana e brasileira. “É um órgão que não pode ser extinto e nem esvaziado, pois tem tudo a ver com o momento atual do cacau no Brasil. Não estamos mais na fase da monocultura; superamos a vassoura de bruxa e agora estamos no tempo de agregar a produção do cacau com a fabricação do chocolate; com a produção associada ao turismo; a incorporação da economia criativa, formando uma nova identidade”, afirmou a senadora.

De acordo com a parlamentar, o cacau continuará sendo o vetor de desenvolvimento econômico do Sul da Bahia, mas num modelo diferente de meados do século passado.

Autora do Projeto de Lei 93/2015, que tramita no Senado e estabelece percentual de 35% de cacau nos chocolates produzidos e comercializados na Bahia, Lídice afirmou que conversará com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, para colocar a importância da Ceplac para o desenvolvimento da cacauicultura brasileira.

Assessoria (20/02/2017)