Skip to main content
img-20161209-wa0015
Os prefeitos do PSB Wilson Cardoso (Andaraí); Karina Silva (Amargosa); José Barreira (Caetité) e Fredson Souza (Mulungu do Morro) foram agraciados nesta sexta-feira (9/12) com o Selo Unicef, por conta do desempenho das políticas voltadas para crianças e adolescentes nos municípios que governam. A solenidade de entrega do prêmio foi realizada na sede do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), em Salvador, e contou com a presença da presidente regional do partido, senadora Lídice da Mata (PSB-BA).
Na Bahia, 28 municípios receberam a certificação. “É importante que os prefeitos do nosso partido contem com esse reconhecimento. Presidi a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado que investigou o assassinato de jovens no Brasil e constatamos que das mais de 50 mil pessoas que morrem assassinadas por ano no Brasil, 33 mil são jovens e a maioria negros. Isso quer dizer que falta oportunidade. E a infância representa a primeira oportunidade que é a do acesso à escola”, disse a senadora Lídice.
Durante o evento, o representante da Unicef no Brasil, Gary Stahl, anunciou que a Bahia contará com um escritório regional da entidade e ressaltou a redução da mortalidade infantil no Estado. “A cada ano, 44 crianças deixaram de morrer nos últimos anos”, afirmou. Stahl também lembrou que o objetivo do Selo Unicef é incentivar os municípios a implementarem as desigualdades e ter garantido os direitos das crianças e adolescentes previstos na Convenção Internacional da ONU sobre o tema, bem como o Estatuto da Criança e Adolescente.
Karina Silva, prefeita de Amargosa, comemorou a aprovação das políticas de impacto social, gestão de políticas públicas e a participação social que foram avaliadas em sua gestão pelos técnicos da Unicef. Wilson Cardoso, de Andaraí, ressaltou a ampliação da oferta de ensino em tempo integral em seu município.
Contemplada duas vezes na gestão de Zé Barreira, Caetité  registrou melhorias na vida de crianças e adolescentes nas áreas da assistência social, saúde e educação, entre os anos de 2013 e 2016. Já Mulungu do Morro, administrada por Fredson Souza, registrou importante parceria entre a Prefeitura e a sociedade para a obtenção do selo.
O Selo Unicef foi destinado a 308 municipios brasileiros. Veja a lista das cidades baianas: Amargosa, Andaraí, Barreiras, Brumado, Caetité, Condeúba, Cordeiros, Coribe, Encruzilhada, Glória, Irecê, Itatim, Lagoa Real, Lapão, Maetinga, Mulungu do Morro, Muquém de São Francisco, Nova Fátima, Paulo Afonso, Riachão do Jacuípe, Rodelas, Ruy Barbosa, Serra Dourada, Tanhaçu, Uauá, Urandi, Valente e Vitória da Conquista.
Assessoria de Imprensa, com Unicef (09/12/2016)