A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República anunciou a liberação de recursos da ordem de R$ 100 mil para trabalho de conscientização de alunos e professores da rede pública de ensino da Bahia no combate ao abuso sexual infantil.
Os recursos serão transferidos à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Estado da Bahia e repassados ao Cedeca (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente) por meio de emenda da senadora ao Orçamento de 2012 (Nº 28790002, Convênio Nº 780195- 2012), sob a rubrica “Produção e Disseminação de Conhecimento para Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes”.
A senadora Lídice da Mata é coordenadora da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e, anualmente, destina recursos de emenda orçamentária para esse objeto. Para o coordenador do Cedeca Waldemar Oliveira, com estes recursos , o alcance do Projeto Farol poderá ser ampliado percorrendo mais escolas e realizando oficinas de sensibilização dos alunos para fazer frente às tentativas de abuso sexual, além de capacitar professores para que tenham condições de identificar e saber como agir diante de alunos que são vítimas deste crime.
Na justificativa da SDHC, o Cedeca é apresentado como um dos mais importantes parceiros do Programa Pacto Pela Vida, e “uma referência no atendimento de crianças e adolescentes”.
Assessoria de imprensa, 12/04/2013