Skip to main content

20150124_110323[1]

Educação, desenvolvimento dos municípios com diminuição das desigualdades sociais, saúde, segurança e direitos humanos são os temas que terão mais prioridade nos próximos quatro anos do mandato da senadora Lídice da Mata (PSB-BA). Os temas foram definidos por cerca de 80 pessoas durante seminário realizado neste sábado (24/01) no Hotel Sol Victoria Marina, em Salvador. Participaram representantes de entidades de classe, associações, educadores, lideranças comunitárias, empresariais e políticas.

 

A senadora Lídice da Mata informou que a iniciativa busca um retorno da sociedade sobre o que vem sendo feito no mandato, além da coleta de novas propostas. “Durante a campanha ao governo do Estado, fizemos vários encontros e debates e com as sugestões elaboramos nossa proposta de programa de governo. Tivemos diversas contribuições técnicas importantes e bem fundamentadas e também a participação da população baiana. Agora queremos dar continuidade a esse processo para que o mandato no Senado prossiga refletindo, cada vez mais, os anseios e necessidades da Bahia”, declarou a parlamentar.

 

O sociólogo e assessor Antonio Manoel Timbó, que coordenou o seminário, explica que o encontro foi desenvolvido a partir de uma sistemática de planejamento estratégico que contou, numa primeira etapa, com questionário para avaliação do mandato enviado a 130 pessoas. A partir da tabulação das respostas, de entrevistas e do resultado dos debates entre os participantes do seminário, foram traçadas as principais diretrizes.

 

20150124_114930Creuza Maria Oliveira, da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), uma das participantes do seminário, considera essencial que os parlamentares façam essa avaliação e cita a temática da saúde: “Debatemos, por exemplo, a importância de ações para melhorar os serviços de saúde e também para valorizar os profissionais da área”.

 

Outro participante, o vereador e professor Silvio Humberto partilha da ideia de se realizar eventos periódicos para avaliar os mandatos. “Esta é uma forma de compartilhar informações e ter a participação efetiva das pessoas. E o mandato de Lídice está fazendo isso”, disse. Já Cristiana Santos observou que, com iniciativas como a deste evento, “Lídice mostra que não apenas prega, mas faz democracia. E o exemplo deste espaço de debates, com diversos segmentos,  demonstra a representatividade do seu mandato”.

 

A prefeita de Amargosa, Karina Silva, destacou a aproximação que este tipo de evento favorece entre os mandatos e a sociedade: “Lídice sai na frente com iniciativas dessa natureza, tanto para projetar seu mandato como para estreitar ainda mais os laços com a população da Bahia”, afirmou.

 

Ao final do processo, a equipe da senadora irá sistematizar os resultados em documento que será divulgado no site do mandato, nas redes sociais e por meio da imprensa.

 

 

Assessoria de Imprensa – 24/01/2015