Skip to main content

painelcapoeira

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado promove nesta sexta-feira, 6 de dezembro, em Salvador, painel destinado a debater o Projeto de Lei da Câmara 31/2009, que dispõe sobre o reconhecimento da atividade de capoeira. O debate foi proposto pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA) e reunirá especialistas sobre o tema, a partir das 15h30, no Centro Cultural da Câmara Municipal da capital baiana.

 

Lídice é a relatora do projeto de autoria do deputado Arnaldo Faria de Sá, que trata da profissionalização da capoeira e sua regulamentação como atividade profissional enquanto esporte. A escolha de Salvador se justifica por ser a capital da Bahia, juntamente com o Recôncavo baiano, berço da capoeira no Brasil, onde nasceram dois de seus maiores expoentes: Mestre Bimba e Mestre Pastinha.

 

“Estamos fazendo uma grande convocação por meio das redes sociais e da imprensa, pelo comparecimento a este debate não só de estudiosos e praticantes da capoeira como forma de expressão artística e corporal, mas, principalmente daqueles que fazem deste saber um modo de vida. Precisamos de todos para construir um relatório capaz de atender às necessidades de reconhecimento da categoria e, ao mesmo tempo, assegurar as condições de preservação de saberes ancestrais desta arte que reúne luta, dança e música e esporte”, destacou a senadora.

 

Com seis milhões de praticantes no Brasil e outros dois milhões espalhados por 152 países, a capoeira tem sido objeto de forte polêmica sobre sua regulamentação enquanto segmento esportivo, desde à época de seu reconhecimento como patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 2008, quando o Conselho Federal de Educação Física passou a defender a exigência de apresentação de diploma universitário para o exercício da atividade de instrutor de capoeira.

 

Além de Lídice da Mata, comporão a mesa de abertura dos trabalhos Jairo Júnior, representante da Confederação Brasileira de Capoeira (CBC); José Hilton Santos Almeida, presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP); Jurema de Souza Machado, presidente do IPHAN; e Rosângela Costa Araujo, mestre de capoeira e professora da Universidade Federal da Bahia.

 

Serviço:

Debate sobre a regulamentação da profissão de Mestre de Capoeira (PLC 31/2009)
Onde: Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador (BA)
Quando: 06/12/2013
Horário: 15h30

 

 

Leave a Reply

XFLUpdate